quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Encontro Regional do Topa – Comemoração do Dia do Idoso



No próximo sábado, dia primeiro de outubro, às 15h, O Programa TOPA – Todos pela alfabetização, Direc -7, realizará um encontro regional para celebrar o dia do idoso e para  refletir sobre a condição sócio- econômica- social dessa parcela importante da sociedade na região do cacau.
Esse encontro representa a síntese do que foi trabalhado com os idosos nas salas de aula do topa na região, por meio do projeto Avôhai: refletindo sobre a condição do idoso na região cacaueira. Durante uma semana o projeto foi desenvolvido pedagogicamente com os seguintes objetivos:
  •  Ofertar condição do idoso dizer a SUA PALAVRA, de forma oral e escrita, sobre si mesmo, sobre sua condição sócio - econômica - cultural.
  •  Refletir sobre o respeito e sobre a violação dos direitos dos idosos.
  •  Realizar atividades que contribuam no desenvolvimento da auto-estima do idoso.
  •  Identificar e divulgar meios que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida do idoso.
Para dar conta desses objetivos os educadores trabalharam com a leitura do Estatuto do Idoso, com textos jornalísticos, textos literários e com produção de texto. A produção de texto consistiu, após a leitura do estatuto, na escrita, por parte dos alunos, de depoimentos sobre os direitos do idoso que estão sendo violados. Esses depoimentos serão reunidos e se transformarão num “dossiê”, que será entregue às autoridades regionais e estaduais. Um tipo depoimento, repetido por muitos alunos do programa que já aprenderam a escrever o seu próprio nome, afirma que em várias instituições, inclusive públicas, são pressionados a “colocarem o dedão”, por ainda escreverem lentamente.  Se entendermos que se livrar da “esponja”, de “sujar o dedão” representa a libertação de um estigma, de uma marca negativa que identifica o sujeito a partir de algo que ele está lutando para superar, teremos que entender que sociedade não está sendo justa com essas pessoas que estão procurando se alfabetizar, mesmo depois “das vistas curtas” ou “cansadas”. Nesse sentido, esse evento pretende ser um marco no campo dos Direitos Humanos, sobre a dignidade humana na região do cacau.
Junto à reflexão, teremos o lado festivo do evento: apresentações culturais, algumas com a participação dos alunos; outras, de artistas e grupos culturais que virão homenagear os idosos. O programa recebeu um apoio generoso do comércio da região, o que permitirá sorteios de presentes para os matriculados no TOPA.
No evento, ainda procurando atingir os objetivos propostos pelo Projeto Avôhai, contaremos com representantes de instituições que atuam com a terceira idade para uma prosa sobre o direito dos idosos, a partir dos seguintes temas:

·         O perfil do aluno do topa
·         Os direitos essenciais dos idosos
·         O idoso e o serviço bancário
·         A melhor idade, para quem?

Entretanto, acreditamos que o ponto alto do encontro será o momento do idoso a dizer a sua palavra; na pauta, consta um momento específico para idosos passarem suas lições de vida para os mais novos. Sintam- se todos convidados, participem desse momento de ternura e cidadania! 


Noel Costa dos Santos
Supervisor Regional do TOPA
Direc 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário