sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CZZ de Ilhéus realiza combate a roedores e alerta para prevenção de leptospirose


O Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Ilhéus tem realizado atividades de combate a roedores, em função dos casos de leptospirose que tem surgido na cidade. A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a qual é eliminada no ambiente pela urina de ratos. Segundo o coordenador do CZZ de Ilhéus, Aloísio Correia, “todos os casos da doença notificados pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus são acompanhados por nossos técnicos”.
Quando ocorre a notificação de algum caso, o endereço do paciente é enviado ao Centro de Zoonoses, que realiza todo o processo de desratização no bairro e nas adjacências, para que a ação atinja os roedores positivos. Neste ano de 2011, foram notificados 19 casos da doença em residentes em Ilhéus. Destes casos, 14 foram confirmados e dois foram a óbito. Os bairros com maiores notificações foram o Teotônio Vilela, Malhado e Ilhéus II.
Aloísio afirma que “Ilhéus não está com um surto de leptospirose, mas é preciso que as pessoas estejam em alerta a algumas situações para que a doença não se prolifere ainda mais”. Caso a população verifique o aparecimento de roedores na residência ou no bairro onde mora, deve entrar em contato com o CZZ. Tanto no atendimento a esses casos, quanto no acompanhamento das notificações, é realizada a postura do raticida, uma espécie de veneno para ratos.
“O CCZ recebeu cerca de 200 quilos de raticida, para o combate aos roedores”, afirmou o coordenador do centro. O veneno, em formato de tabletes que servem de isca para os ratos, tem o uso autorizado pelo Ministério da Agricultura, e não é nocivo aos seres humanos e a animais domésticos. A equipe do CCZ já programou para as próximas semanas, uma ação generalizada de desratização em alguns bairros do município e em pontos específicos, como Praças, a Central de Abastecimento, e Unidades de Saúde.
Algumas medidas preventivas podem ser tomadas como, impedir a formação de entulhos, acondicionar corretamente o lixo, e só colocá-lo na porta de casa próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta, evitam a proliferação de ratos. Deve-se evitar também o contato com água ou lama de enchentes, bem como impedir que crianças brinquem nas águas de enchentes ou córregos. Nessas situações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria.
O CCZ de Ilhéus funciona de segunda a sexta-feira no início da rodovia Jorge Amado (próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela), e fica aberto ao público no horário das 14 às 17 horas. As denúncias tanto da ocorrência de roedores quanto de outros animais como, caramujos, escorpiões e cães agressivos, podem ser feitas pelos telefones: 0800-2846992 ou (73) 3634 – 4434.
A leptospirose é uma doença curável. O diagnóstico e o tratamento precoces representam a melhor solução, para isto é necessário procurar atendimento médico para fazer o diagnóstico e o tratamento correto da doença. No Brasil, no período de janeiro de 2005 a setembro de 2007 foram confirmados 9.641 casos de Leptospirose Humana com 1.004 óbitos (letalidade de 10,4%). Os municípios mais afetados nestes 3 últimos anos foram São Paulo, Rio Branco, Salvador, Curitiba, Recife e Belém, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário