segunda-feira, 4 de julho de 2011

MAIS PROFESSORES COM NÍVEL SUPERIOR




Dentre os números positivos da Educação de Itabuna, um dado chama bastante atenção no que diz respeito à valorização do profissional do magistério, na questão da evolução da formação inicial e continuada. Nos últimos seis anos, a Rede Pública Municipal de Ensino já reduziu em 46,22% a quantidade de professores sem graduação e licenciatura.
Segundo dados divulgados pela Secretaria da Educação (SEC), em janeiro de 2005, existiam na Rede Municipal 1.017 professores sem formação superior de nível I. Já em dezembro de 2010, este número foi reduzido para 547 docentes, sendo que destes profissionais, atualmente, 250 já estão concluindo ou iniciando o curso de graduação superior. Dentre os outros, alguns já estão em processo de aposentadoria.
A expectativa da SEC é que até o final de 2012 o percentual de professores sem licenciatura na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna seja inferior a 15% do total dos 1.593 profissionais hoje existentes. Para o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, tão interessante quanto à formação inicial, é a evolução registrada no número de professores com especialização, cujo percentual de aumento no mesmo período foi de 109,2%.
“Deste percentual, nada menos que 659 professores que foram além da graduação inicial e, hoje, são especialistas em diversas áreas que dizem respeito ao ensino-aprendizagem, alcançando o nível III”, disse Lisboa.
O secretário acrescenta que isso foi possível graças a uma série de convênios que foram firmados pelo governo municipal ao longo dos últimos seis anos com Instituições de Ensino Superior (IES), dentre as quais a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio do ProAção e da Plataforma Freire, a Unime e a Uniub, beneficiando uma quantidade muito grande desses profissionais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário