terça-feira, 19 de julho de 2011

FTC Itabuna reúne docentes durante Jornada Pedagógica



Antecedendo o início de mais um semestre letivo, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna está reunindo o seu corpo docente, articuladores de ensino e coordenadores de cursos durante a Jornada Pedagógica 2011.2, iniciada na segunda-feira (18) e que prossegue até a sexta-feira (22). O objetivo é desenvolver a sensibilidade e o compromisso do docente em todos os seus fazeres pedagógicos.
Focada no tema “O Professor e a Aprendizagem Contínua: Aprendendo a Aprender”, a Jornada está sendo desenvolvida por meio de oficinas onde os professores estão tendo a oportunidade de analisar o desempenho dos cursos de graduação no semestre 2011.1 e de elaborar o Plano de Ensino e Atividades Teórico-Práticas. Os encontros são mediados pela Coordenação de Cursos, Assessoria Acadêmica e Pedagógica e o Núcleo Docente Estruturante (NDE).
Na solenidade de abertura, o diretor da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, enfatizou a importância da temática abordada tendo em vista os desafios impostos pelo mercado e, principalmente, as próprias exigências da legislação educacional brasileira, que apontam sempre para a excelência da qualidade do ensino oferecido pelas IES (Instituições de Ensino Superior).
Neste sentido, lembrou o diretor, a Jornada Pedagógica é um momento singular para a reflexão, o planejamento e ressignificação da prática docente. Lôbo também apresentou aos professores os novos critérios da Avaliação de Aprendizagem da Rede FTC, que começam a vigorar a partir deste semestre letivo.

Palestra

Convidada a abordar a temática da Jornada, a professora e doutora em Educação Rosenaide Pereira Ramos (Uesc) disse que o aprender a aprender é um discurso que vem sendo utilizado desde a década de 30, com o construtivismo. “Hoje, ele diz respeito a uma ação necessária e individual na busca de valorização pelos profissionais como garantia do preparo contínuo, exigido pelo marcado de trabalho”.
“O caminho para uma aprendizagem continuada ocorre a partir da reflexão sobre o conhecimento que cada pessoa/professor tem de sim mesmo, de sua capacidade de aprender, do processo de aprendizagem que utilizou com sucesso no passado e do interesse em aprofundar o conhecimento que domina”, argumentou a professora.
Rosenaide disse ainda que a formação continuada na prática docente diz respeito também à capacidade que o professor tem e precisa adquirir para ensinar e relacionar-se com os alunos e com os seus pares, bem como de trabalhar de forma colaborativa.
A programação da Jornada Pedagógica 2011.2 da FTC Itabuna teve sequência na terça e na quarta-feira, com atividades de análise de desempenho dos cursos e oficinas de planejamento estratégico e elaboração de plano de ensino e da verificação multidisciplinar. O retorno às aulas será na próxima segunda-feira, dia 25.

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