quarta-feira, 15 de junho de 2011

SUCESSO !!! COMO FAZER UM BOM CURRICULUM


Um currículo bem elaborado não é garantia de se conseguir um emprego. Mas com a ajuda de um documento de apresentação eficiente, suas chances aumentam imensamente.
O curriculum Vitae nada mais é um documento que relata a trajetória educacional, acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. É por meio do currículo que o recrutador vai fazer a primeira interpretação sobre a sua carreira e mesmo sendo um documento tão importante, ainda é grande o numero de profissionais que não sabe organizar seus dados de maneira aceitável.
Não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo, no entanto, é colocando seus dados de maneira clara e organizada no papel que você vai se apresentar com êxito ao seu futuro empregador. O maior objetivo é que você consiga mandar um currículo no qual o recrutador encontre respostas rápidas para as perguntas dele naquele momento: Quem é essa pessoa? Qual a sua formação? Onde já trabalhou e o que já fez na sua carreira? Há quanto tempo trabalha e que resultado tem alcançado?
Algumas dicas na hora de preparar o seu currículo.
1- Folha branca – Não tem motivo algum em tentar mostrar criatividade ou bom gosto mudando a cor do papel. No branco é mais fácil de ler.
2- Letra legível – Imagine que o seu currículo pode ser o ultimo numa lista de 30 pessoas, o recrutador vai estar cansado e sem paciência, facilite as coisas pra ele. Use Letra tipo Times New Roman, Arial ou Verdana no tamanho corpo 12 ou 14.
3- Duas páginas – Só pense em uma terceira se tiver uma longa e excelente carreira. Na primeira indique sua formação, experiência e suas qualidades. Na segunda, vão os dados adicionais, como trabalho voluntário.
4- Dados atualizados – Nome, telefones, e-mail, endereço completo, nacionalidade, estado civil, número de filhos.
5- Formação – Mencione seu grau de escolaridade, cursos de nível superior e pós-graduação. Coloque o ano que começou e o ano em que terminou cada curso, o nome da instituição e o curso que fez.
6- Experiência profissional – Em ordem cronológica. Inclua data de chegada e saída no emprego, a empresa e o cargo.
7- Cursos relevantes – inclua somente cursos ligados diretamente ao cargo pretendido ou à especialidade em questão. Não adianta informar que fez um curso de cabeleireiro se a vaga é para mecânico.
8- Idiomas - Se é fluente, deve enfrentar uma entrevista inteira. Se for intermediário deve consegue ler e escrever, mas não acompanha uma reunião e se for elementar consegue identificar algumas palavras e textos básicos.
9- Não minta – A probabilidade de você ser eliminado durante a entrevista é gigantesca. Por isso, não se exponha a uma situação tão constrangedora.
10- Português correto – Releia o documento em voz alta varias vezes. Peça ajuda de alguém para revisar seu texto.
O que você não deve fazer.
1- Não mande fotos – A menos que o processo de seleção exija o envio.
2- Não informe a pretensão salarial – Mesmo que o anuncio você leia “informar pretensão salarial”, não escreva o quanto quer ganhar. É muito cedo para tratar do assunto.
3- Não cite referencias – ninguém quer saber nomes e telefones dos seus ex-chefes, por enquanto. Deixe para passar esses dados se o recrutador solicitar.
Quando terminado o currículo e entregue para o recrutador, fique calmo e atento as datas de entrevista. Se por algum motivo você não for chamado não se desespere, no final tudo acaba bem, Erga a cabeça e continue batalhando.
SUCESSO!!
*Nilton Gally é graduado em Comércio Exterior pela Faculdade Internacional de Curitiba-PR, Diretor da agência f5 e Coordenador do Radar eventos. E-mail: gally@agenciaf5.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário