terça-feira, 28 de junho de 2011

O Astro - O poderoso Salomão Hayalla

Salomão (Daniel Filho) em seu escritório - Foto: TV Globo/João Miguel Júnior 
Salomão Hayalla (Daniel Filho) é um imigrante libanês que fez fortuna graças ao seu trabalho incansável. Fundou o Grupo Hayalla e se tornou o poderoso empresário de uma enorme rede de supermercados. Casado com Clô (Regina Duarte), teve apenas um filho, Márcio Hayalla (Thiago Fragoso). Criou o rapaz sob muito luxo e riqueza, porém, o jovem não valoriza o mundo material e vai contra as ideias de seu pai. Para Salomão, o bem maior é o dinheiro, mas isso não tira dele a honestidade de homem trabalhador. 


Pai e filho convivem em discórdia porque Márcio não consegue aceitar o ambiente superficial onde vive. Salomão enxerga o filho como uma pessoa que nunca se deu conta de que o dinheiro é a recompensa "efetiva" do trabalho. Márcio o vê como alguém que não se importa com os outros. Dessa incompatibilidade, surgem intensos conflitos que fazem com que o pai reprima seu filho e o mande para uma clínica psiquiátrica. Depois disso, Clô também passa a se revoltar contra o marido.

No Grupo Hayalla, ainda tem de enfrentar a cobiça dos irmãos Youssef (José Rubens Chachá), Amin (Tato Gabus) e Samir (Marco Ricca) por seu lugar na empresa. Salomão delega aos irmãos funções importantes dentro do Grupo, mas a última palavra é sempre dele. E isso fere profundamente o ego deles. Mesmo sendo o preferido, Samir é o que conspira e traça a meta de substituir o irmão. "Quando Salomão se for, Youssef vai com ele", diz a Amin em confissão. Samir será um dos muitos suspeitos da morte de Salomão.

No amor, o patriarca da família Hayalla já não tem mais esperanças. Seu casamento é uma farsa e está prestes a demolir. Porém, em um dia comum, no qual o dono do Grupo confere as gôndolas do novo supermercado, ele conhece Lili (Alinne Moraes), uma funcionária distraída que conversa com Salomão como se falasse a um estranho qualquer. O susto é grande quando a moça percebe com quem está falando, mas a sinceridade dela fisga o coração do poderoso chefe. Mas Salomão nem desconfia que o grande amor de Lili ainda está por vir: seu filho, Márcio Hayalla.

'O Astro', especial da Rede Globo em homenagem aos 60 anos da teledramaturgia brasileira, tem direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho. A releitura da obra de Janete Clair é escrita
por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário