quarta-feira, 25 de maio de 2011

Casa de Passagem atenderá jovens em vulnerabilidade


Com o intuito de atender crianças e adolescentes, que vivem nas ruas de Itabuna, o governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, está se mobilizando para inaugurar no próximo dia 15 de junho a Casa de Passagem. O projeto prevê o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, envolvendo os órgãos institucionais e os familiares desses jovens. Por conta disso, a secretária Marina Silva estará realizando, juntamente com diversos profissionais e técnicos da área social uma visita aos principais lugares onde se concentram grande quantidade dessas pessoas em vulnerabilidade social.
A Casa de Passagem vai funcionar na avenida José Monstans, no bairro Santo Antônio, e está passando por algumas reformas para ser inaugurada no próximo dia 15. O espaço atenderá os jovens de domingo a domingo, com oficinas, práticas esportivas, computadores, e educadores que buscarão inseri-los na Rede Regular de Ensino. A princípio, o projeto pretende atender 20 adolescentes, que terão o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, pedagogos, cuidadores, além da parceria com todos os órgãos do município.
Marina Silva ressalta que a ideia da Casa de Passagem é de que os adolescentes que hoje estão perambulando pelas ruas, ao recorrem ao espaço, possam ter suas necessidades verificadas e a equipe técnica entenda o porquê estão nas ruas, para depois intermediar o seu contato com a família, e, consequentemente o retorno ao lar.
“À medida que o adolescente, a família e os órgãos públicos comecem a descobrir a existência dessa Casa de Passagem, nós acreditamos que haverá uma redução do número de jovens nas ruas, porque até mesmo os pais vão ser chamados para saber a causa deles estarem nas ruas. Então a gente acredita que haverá um cuidado maior por parte da família com o menor”, declara a secretária.
De acordo com a Assistente Social, Noédna Gomes Moreira, que integra o projeto, a partir do momento que esse adolescente entrar na casa, ele passará por uma entrevista, para verificar o motivo de ele estar nas ruas. “Se ele é de Itabuna ou de outra cidade. Se ele é de fora procuraremos intermediar com a família e encaminhar esse adolescente ao seu lar. Além disso, eles terão o acompanhamento de um psicólogo e um psicopedagogo, que estão aptos a fazer todo um trabalho de reinserção social com esse adolescente”, explicou a profissional.

Visita

A secretária Marina Silva, juntamente com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos verificará in loco a realidade dos jovens em vulnerabilidade social nesta quinta-feira (26), nas principais ruas de Itabuna, principalmente nos locais ruas de Itabuna, principalmente nos locais de maior concentração. A princípio, a visita iniciará nas imediações do Centro Comercial de Itabuna, seguindo para a praça José Bastos, e a praça do São Caetano.
A equipe fará o trabalho de reconhecimento e explanação a esses adolescentes sobre a Casa de Passagem, além de provocá-lo sobre o que eles imaginam desse novo espaço de assistencial social do município de Itabuna. “Vai ser um trabalho de abordagem e depoimento, para que a gente possa, a partir daí, saber o que é possível oferecer. Então, através desse diálogo vai surgir o interesse deles em estar naquela Casa”, destacou Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário