segunda-feira, 16 de maio de 2011

CAMINHOS DA NOVELA DO SBT


A novela das Dez do SBT, Amor e Revolução, poderia ser um marco na história da televisão e do próprio SBT.
Foi o próprio autor Tiago Santiago quem declarou que a novela seria a primeira da televisão sobre a revolução de 64 no Brasil.

Não fomos nós quem inventamos tal divulgação.
Foi o próprio autor.
Autor que até esperava dois dígitos de ibope.
Mas quando ao autor Tiago Santiago foi flagrado em erros históricos inaceitáveis para um caro autor como ele o é, passou então Tiago e se justificar dizendo que a sua novela era uma ficção e as torturas aconteceram na Revolução de 64.
Ora, nenhuma ficção pode contraditar fatos históricos e nem a Rede Globo teve coragem de fazer isto nas duas novelas que tocaram no assunto e tiveram a Revolução de 64 como cenário.
Esta coluna explicou detalhadamente quando estes fatos aconteceram e toda estrutura que os envolveu.
Esta coluna encontrou gente do lado militar que não negou nada que fez e mostrou quando e quais foram as datas de tudo.
Tiago Santiago, o autor que assina a novela, chegou a escrever um artigo na Folha se explicando sobre as origens de suas pesquisas.
Esta coluna, ao contrário de Tiago Santiago, fez pesquisas em campo, diretamente com pessoas que participaram dos dois lados na Revolução de 64.
Não é uma questão de opinião desta coluna, mas sim de fatos constatados por esta coluna junto a pessoas vivas que participaram da história do Brasil.

Mas o erro que Tiago Santiago cometeu e comete todo dia é inaceitável para qualquer escritor, quanto mais para um escritor com o nome e histórico de Tiago.
Quanto à responsabilidade de Renata Dias Gomes no fato da novela cometer erros históricos e justificá-los por ficção ou pelos diálogos da novela serem tão primários, Renata não tem culpa disto, pois Tiago Santiago determina todo roteiro e linha de texto que acontece na novela.
Renata apenas escreve o que Tiago Santiago determina que se faça.
A responsabilidade de tudo é de Tiago.
A novela tem um excelente elenco, mas que tenta se contrapor, sem sucesso, aos diálogos primários e estruturas mal desenhadas de seus personagens.
O diretor também é muito bom mas guerreia contra um roteiro inconsistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário