Uesc enfrenta greve "geral".
Os funcionários da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) resolveram aderir à greve dos professores e vão cruzar os braços a partir desta segunda-feira (11). A decisão foi tomada em assembleia realizada no campus da universidade, ontem.
A Associação dos Funcionários da Uesc (Afusc) cobra, assim com a associação dos docentes (Adusc), as revogações de um decreto e uma portaria que proíbem as universidades estaduais de contratar professores substitutos ou travam a progressão de carreira de docentes e demais funcionários.
Os dois atos foram assinados pelo governador Jaques Wagner em fevereiro deste ano. A Afusc sustenta que a portaria e o decreto ferem a autonomia universitária. Além deste ponto, os funcionários cobram reposição salarial, análise de processos de insalubridade, tratamento isonômico também aos contratados via Reda e reajuste do tíquete-alimentação.
Entre a quarta e ontem, professores, funcionários e estudantes realizaram assembleias que definiram a greve “geral” na universidade.