quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia de Tiradentes – 21 de Abril Feriado



No dia 21 de Abril é comemorado no Brasil o dia de Tiradentes, sendo um feriado nacional, mas vocês lembram da história de Tiradentes? Acompanhe o artigo para ficar por dentro do assunto. tiradentes Dia de Tiradentes   21 de Abril Feriado
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerias no ano de 1746. Ele sofreu desde pequeno com a perda de seus pais, ainda quando criança, sendo então criado pelo seu padrinho na cidade de Villa Rica (atual Ouro Preto).
Ainda jovem decidiu trabalhar como vendedor ambulante, mais tarde tornou-se Dentista (daí o nome Tira Dentes). Outras funções que Tiradentes realizou foram: tropeiro, comerciante, minerador, entre outros.
Aos 18 anos ingressou na carreira militar sendo soldado da arma de cavalaria.

A Inconfidência Mineira

Na época da colonização portuguesa, todos os brasileiros eram prejudicados, para não falar humilhados. Todos deviam pagar altos impostos, entre eles havia aquele no qual deviam ser entregue a 5ª parte do seu ouro à Coroa Portuguesa.
Tiradentes sendo tal situação teve a atitude de se envolver com a Inconfidência Mineira. O acontecimento ocorreu em 1789, em Vila Rica, onde objetivo era a libertação do Brasil da corte Portuguesa. Tiradentes viajou até o Rio de Janeiro, local onde teve idéias para que o movimento fosse realizado com sucesso, na volta a sua cidade começou a ser divulgado o movimento.
Porém o coronel Joaquim Silvério dos Reis não foi a favor do movimento, denunciando todos do grupo, tal consequência causou a prisão de todos, inclusive Tiradentes que ficou três anos preso no Rio de Janeiro e assumiu toda responsabilidade da conspiração, livrando a vida de seus companheiros do movimento.
Como punição Tiradentes foi sentenciado a morte, sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, local que hoje é conhecida como a Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Mesmo com a morte de Tiradentes o movimento foi um grande sucesso, trinta anos depois o Brasil se tornou independente de Portugal.
No ano de 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e, a partir de 1890, passou a ser considerado herói nacional.
Filme sobre Tiradentes
Caso tenha interesse uma boa idéia é assistir ao filme do Tiradentes e saber em detalhes sobre sua história, confira abaixo a sinopse do filme.
Sinopse
O diretor Oswaldo Caldeira conta a história de Tiradentes, que sonhou com um Brasil independente de Portugal, mas sofreu com a traição de um de seus companheiros. Com Humberto Martins, Rodolfo Bottino, Paulo Autran, Giulia Gam, Adriana Esteves e Julia Lemmertz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário