quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cordel Encantado e a promessa de ser um marco

Festa de Lançamento de Cordel Encantado
Estreia desta segunda-feira, a nova novela das 6, Cordel Encantado, assinada pela dupla Duca Rachid e Thelma Guedes (O Profeta e Cama de Gato) é das estreias que causam maior frisson entre as telenovelas nos últimos anos e, sem dúvida, a mais aguardada de 2011 devido a seu jeito inovador, corajoso e formato bem diferente do que se tem visto atualmente na TV.

O TVxTV foi convidado pela Central Globo de Produção (obrigado especial a Luciana) para participar da festa de lançamento de Cordel Encantado que aconteceu em São Paulo na última quinta-feira e teve a oportunidade de conversar com diversas pessoas envolvidas na produção, inclusive membros do elenco, direção e as próprias autoras - duas mulheres de uma simpatia ímpar.

Segundo Duca e Thelma afirmaram na festa, a proposta do folhetim é resgatar nas telenovelas o que se utilizava bastante até meados dos anos 90 e foi se perdendo com o tempo: o conto de fadas. "Cordel será um conto de fadas. Sem compromisso com a realidade, sem estar presa a determinados períodos históricos, mas com o compromisso de contar uma história coesa, coerente e divertida", afirmaram durante o discurso de lançamento.

As autoras discursaram para os presentes


É raro ver a Rede Globo aceitar este tipo de projeto tão inovador, mas, ao que parece, todos abraçaram a idéia, inclusive o elenco. O protagonista Cauã Raymond, que viverá Jesuíno na trama, disse ter ficado honrado com o convite e não pestanejou em aceitar. O mesmo afirmou Débora Bloch, a vilã de Cordel Encantado e que frisou ser impossível recusar participar de uma proposta tão ousada.

De fato, tudo na trama é diferente. Desde a mistura de um reino com o cangaço, até a mistura de épocas (século XIX e XX) até a opção pelo esquema de filmagem. Ricardo Waddington, diretor de núcleo da trama, explicou que a novela é a primeira da história a ser gravada em 24 quadras, estilo filme, o que permite uma visualização completamente diferente por parte do público.

Cauã Reymond dá entrevista na chegada


Duca Rachid e Thelma Guedes estão empolgadas com sua nova produção. E não é para menos, afinal, desde os últimos 20 dias, quando o teaser da novela começou a ser divulgado, não se fala de outra coisa. Cordel Encantado virou os centros das atenções e, a festa de lançamento veio provar isso, já que a mídia compareceu em peso para prestigiar o evento, aliás, muito bem organizado e que permitiu o contato direto dos veículos de comunicação com os responsáveis pela produção, outro gol de placa.

Isabelle Drummond


Desde Que Rei sou Eu? não há uma proposta que lembre tanto um conto de fadas em meio às telenovelas. Um risco, certamente, afinal, o público pode tanto abraçar a proposta de imediata, quanto recusar. Porém, com tanto trabalho bem feito, parece ser impossível não se apaixonar por Cordel Encantado logo de cara.

Nathália Dill


Obs: O blog agradece a Central Globo de Produção, na pessoa da simpática e agradável Luciana, pelo convite para participar da Festa de Lançamento da novela. Agradecemos ainda a todos da produção: direção, elenco e autores que foram extremamente simpáticos e acessíveis, concedendo entrevistas e posando para fotos exclusivas ao blog. E também a Walter de Azedevedo e Ivan, por toda a colaboração de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário