terça-feira, 31 de agosto de 2010

Itabuna faz inovações no desfile do 7 de setembro

O Hino Oficial de Itabuna será executado pela primeira vez na abertura do desfile de 7 de Setembro, logo em seguida ao Hino Nacional. Também serão distribuídos milhares de bandeiras de Itabuna e do Brasil, com o hino oficial instituído através de concurso durante os festejos do centenário da cidade.
A abertura oficial está programada para as 8 horas da manhã, quando o prefeito Azevedo em companhia de autoridades militares passará em revista às tropas em frente ao palanque oficial, na praça Otávio Mangabeira.
Uma outra inovação, segundo o secretário de Educação Gustavo Lisboa, que participou de uma reunião sobre a organização e segurança do desfile deste ano, é o tema “Itabuna...esse aroma de cacau no coração”, numa alusão a um dos versos do hino
No encontro com representantes do 15º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual e Colégio da Polícia Militar foi discutida a segurança do desfile e a concentração dos grupamentos na avenida Almirante Tamandaré, no pátio do Centro de Cultura Adonias Filho, no prolongamento da avenida Cinqüentenário, nas ruas Vitória do Espirito Santo e Dalila Paganelli.

domingo, 29 de agosto de 2010


Após o sucesso de Ti-ti-ti, a Globo quer investir mais em remakes. Manoel Carlos teria dito que gostaria readaptar A Sucessora, de 1978, estrelada por Susana Vieira, informou a coluna Telinha, do jornal Extra.
Quem também se manifestou sobre obras que gostaria de readaptar foi Gilberto Braga. Ele quer o remake de Dancin' Days e Brilhante. Além disso, Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa, está prevista para o ano que vem. E Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu, para 2012.

EUNÁPOLIS - O adolescente Adriano da Silva Santos, 16 anos, foi assassinado a tiros por volta das 23h45 de sábado no bairro Juca Rosa, Zona Norte de Eunápolis.
Segundo informações de populares, o garoto tentava fugir de três pessoas, que o perseguiam de bicicleta, mas acabou sendo alcançado na Rua Belézio Filho, onde foi morto.

Quem mais sofre é a mãe nestas horas, que tantou aconselhou o filho, mais ele não ouviu

Foram ouvidos vários tiros, mas a perícia ainda não divulgou a quantidade de perfurações e nem o calibre da arma.

O menor foi morto em plena rua

Absurdo em Tanhaçu, uma competição entre os homens para vêr quem mais tirava a virginidade das garotas.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os exames periciais comprovaram que oito meninas com menos de 14 de anos perderam a virgindade estupradas por um grupo de homens que organizava uma “competição de sexo” em Tanhaçu .
A aposta foi denunciada há uma semana e, desde então, a delegada titular Ana Paula Ribeira da cidade já ouviu 13 meninas. Segundo ela, as primeiras informações dão conta de que o número de garotas abusadas pode chegar a 42. Os homens, um grupo estimado de 20, com idades entre 24 e 35 anos, faziam apostas e vencia quem conseguisse tirar a virgindade de mais jovens.

sábado, 28 de agosto de 2010


A vítima foi encontrada sem lesão
O corpo do homem encontrado morto na última quinta-feira (26) foi identificado neste sábado (28) pela família. Trata-se de Gideilson Borges Silva, de 23 anos. O rapaz foi enterrado na Rua Espanha, bairro São Judas Tadeu. Segundo a polícia, ele é o mesmo que familiares estavam procurando há uma semana, após ter desaparecido do Hospital São Judas onde era realizado um tratamento mental.
Gideilson foi internado no dia 8, cinco dias depois, a família retornou para visitá-lo, mas uma atendente disse que ele não poderia receber visitas, no sábado eles tentaram mais uma vez e foram informados que o jovem havia desaparecido.
Os pais da vítima chegaram a prestar queixa na delegacia e falar com a imprensa. Cientes da situação representantes do Hospital informaram que iriam fazer cartazes e pedir um carro da assistência social para procurar Gideilson.

Um crime chocou a comunidade de Tanquinho, município de Lapão, a 15 km da cidade de Irecê, Bahia. Jailson Pereira da Silva, de 22 anos, é acusado de esfacelar e decepar a genitália de Eronildo da Silva, 39, após a vítima tentar manter relações sexuais com ele, enquanto dormia. O corpo foi encontrado , em uma casa.
Jailson, conhecido como Neguinho, disse que bebeu muito com a vítima e dormiu na casa de Eronildo. Quando acordou, descobriu que Eronildo tinha lhe serviçiado sexualmente," aproveitando que eu estava bêbado, ele me comeu e ai eu peguei uma barra de ferro e bati nele, depois cortei o seu pinto, tirei os olhos e cortei sua barriga",confessou.

De acordo com o acusado, Jailson Pereira (22), Eronildo da Silva (39) se aproveitou da embriaguez e tentou manter relações sexuais com ele, que acordou em seguida. O corpo da vítima foi encontrado com uma faca crivada no peito, os olhos extraídos, as vísceras para fora e o órgão genital decepado.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010




Na sala de aula da 3ª série
da Escola Municipal Antônio Ferreira Nobre, na cidade baiana de Jussari, muitas crianças levantam a mão quando perguntadas se ainda não sabem ler e escrever. O enteado de Girlane Alves Ferreira, de 20 anos, é um deles. “A gente tem de escrever para ele copiar em cima. Ele ainda não sabe ler”, admite.

Girlane, que também não concluiu os estudos e ainda está na 8ª série, diz que não sabe o que fazer. Ela tenta, mas não consegue a atenção do garoto. Ele não consegue se concentrar. E não é por causa do irmãozinho de três anos, a outra criança da casa. Logo ele cansa de fazer as tarefas e vai brincar na rua. Sem autoridade, ela pede que o pai intervenha. Ele, que largou a escola na 5ª série, não ajuda em nada. A mãe do menino desapareceu. "Acho que isso interfere. Ela não dá uma notícia mais", reflete Girlane.
“A professora disse que não sabe mais o que fazer e que a família tem de ajudar. Ele não conhece nem o alfabeto. Vai repetir o ano de novo. Eu também não sei o que fazer”, comenta. Perdida, Girlane saiu da escola do mesmo jeito que entrou: sem solução para o caso do enteado.
Culpar a família pelo fracasso dos filhos na escola não é raro entre os professores de Jussari. Para eles, os pais estão ausentes da educação dos filhos. De fato, a escola não vai conseguir resolver sozinha todos os problemas que afetam o aprendizado dos meninos. Mas, como o marido de Girlane, muitos pais não frequentaram a escola.
Jussari ficou com nota 1,8 na 8ª série. Para adolescentes, escola não é interessante
Jussari ficou com nota 1,8 na 8ª série. Para adolescentes, escola não é interessante
A pedagoga Mônica Samia, que à convite do iG acompanhou a equipe de reportagem visitas às escolas de Jussari, localizada a 80 quilômetros ao sul de Ilhéus, ajudou a identificar as práticas ruins e as boas adotadas no município. Mônica, que já coordenou duas pesquisas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre o Ideb desde 2007, lembra que o discurso de culpar os pais pelo fracasso dos filhos é contrário às experiências de sucesso na educação. “As escolas, por mais eficazes que sejam, não vão dar conta dos problemas sociais. Mas os professores têm de ter compromisso com a aprendizagem do aluno, não com o simples ato de ensinar. Não é dizer que vão dar aula e pronto. É buscar alternativa quando o aluno não aprende”, pondera.
Mônica ouviu o relato desesperado de uma professora das séries iniciais. Nair Barreto, 58 anos, dá aulas há 22 anos. Ela admitiu que, este ano, já pensou em desistir de ensinar mais de uma vez. “Até o ano passado, me sentia muito bem dando aula. Agora, não sei como trabalhar com meus alunos. Já pedi ajuda à coordenadora, à diretora e à vice”, desabafou.
Ela conta que tem um estudante de 14 anos na sala, no meio das crianças, que ainda não sabe ler. “A maioria não aprendeu a ler na idade certa. Os pais vão mudando de cidade procurando emprego nas lavouras. Outros largam os filhos com os avós. Ninguém tem compromisso com a escola ”, lamenta Nair.
Jussari tem um dos piores índices de qualidade da educação no País nas séries finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental. Essa fase só conseguiu atingir nota 1,8 (em uma escala que varia de 0 a 10) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos iniciais, o desempenho foi melhor: 3,6.
Mas o fato é que muitas crianças e adolescentes ainda não aprendem. Um dos grandes desafios do município é reduzir o número de alunos atrasados (com idade avançada para a série em curso, a chamada distorção idade-série). Em um acordo feito com o Ministério da Educação para receber ajuda, o município havia se comprometido a matricular 900 estudantes em programas de correção de fluxo até 2011. Até agora, nenhum participou segundo os próprios diretores das escolas.

Brigas internas



De acordo com professores e coordenadores, as disputas políticas em Jussari são intensas. “Se professores discordarem dos diretores ou forem de partidos diferentes do prefeito, por exemplo, não dão aulas e pronto”, afirma Zaluar José Santos Júnior, 34 anos, professor de literatura e diretor da Escola Municipal Plínio de Almeida.
Em 2008, os estudantes chegaram a perder dois meses de aulas por conta de greves. O pagamento dos salários atrasava constantemente. “Mas, desde o ano passado, não houve mais atrasos”, garante a coordenadora pedagógica do município, Lucimeire Matos. “Não há justificativa mais para isso. Acho que os professores não estão preocupados com os alunos”, reforça Santos.
Ele assumiu a direção do Plínio de Almeida há pouco mais de um mês. Antes dele, Lucimeire havia dirigido a escola, única que possui turmas da 8ª série do ensino fundamental. Ela conta que o colégio tinha o apelido de Carandiru até o início de 2009. “Estava tudo destruído. Quadros, paredes, carteiras. Os meninos jogavam as cadeiras pela janela”, recorda.
A pesquisadora do Unicef acredita que a destruição física do colégio se explica no fato de os estudantes não se sentirem parte dele. “Quando os alunos se sentem parte da escola, a preservam. Cuidam do ambiente porque sabem que ele também é deles”, analisa Mônica.
Santos sente que os estudantes não vêem interesse na escola. Por isso, elaborou projetos para tentar resgatá-los. Ele e outros professores dão aulas de vôlei, futebol, dança e basquete para os jovens. A condição para permanecer nos projetos é tirar boas notas.
Stefany Araújo Carlos, 14 anos, estuda na Plínio de Almeida há dois anos. Ela diz que a indisciplina dos alunos era grande no ano passado, o que atrapalhava muito quem queria aprender. As aulas estão mais calmas. Para ela, os projetos ajudaram os alunos a se manterem interessados nos estudos. Ela é uma das que participa das atividades.
As dificuldades de aprendizado na adolescência são distintas das enfrentadas na infância. Sem ter descoberto o prazer da leitura ou compreendido os conteúdos lá atrás, sem mochila, caderno novo ou computador, Joanderson Costa, 16 anos, não consegue se concentrar mais nas aulas. Para ele, que é repetente e ainda está na 8ª série, a escola, as aulas e os professores são chatos.
Ele não gosta de ler ou escrever. Não pensa em fazer um curso superior. Promete "tentar" concluir pelo menos o ensino médio, porque sabe que, sem esse diploma mínimo, será difícil conseguir um emprego no futuro. "Eu só gosto de jogar bola. Queria ser jogador de futebol", diz.
O diretor da escola enumera alguns dos desafios que considera enormes para que o município consiga melhorar a qualidade de ensino. A primeira é a formação dos professores. Apenas nove dos 31 docentes da escola dão aulas das disciplinas em que se formaram. A outra é a evasão. “Nas turmas diurnas, 30% dos estudantes abandonam a escola. À noite, 70%”, alarma.
No noturno, os estudantes já são adultos. Santos conta que o cansaço e a busca por trabalho os faz desistir da escola. Durante o dia, saem da escola as crianças que acompanham os pais em mudanças atrás de trabalho também. O Conselho Tutelar tem ajudado a escola na tarefa de cobrar os pais que não mandam os alunos para a escola.
OS DESAFIOS DE JUSSARI
(segundo professores, diretores, pais e alunos)

- Acabar com as disputas políticas entre professores, diretores e gestores e fazer com que todos se comprometam a ensinar os alunos de fato

- Criar projetos que incentivem a leitura e a escrita dos alunos. Não deixar que eles sejam aprovados sem aprender

- Estabelecer programas de reciclagem para os professores, plano de carreira para melhorar os salários e aumentar os salários

- Envolver os pais com a escola e, inclusive, estimulá-los a estudar

Desenvolver programas para combater a distorção idade-série e a evasão


As inscrições para a décima primeira edição do "Big Brother Brasil" já tem data marcada para começar: 10 de setembro.

Os interessados em participar do reality show da Globo poderão se inscrever para concorrer a uma das 17 vagas na disputa pelo prêmio até 31 de outubro no site do programa.

Boninho, diretor do programa, revelou pelo Twitter que contará com mais uma novidade, além da rede de microblogs. "Esse ano o Skype vai ser o point da seleção, todo dia, a partir de setembro a gente vai conversar com a galera", disse.


O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Joaquim Bastos, assinou uma portaria anulando o concurso público que seria realizado pela universidade. O concurso de provas e títulos oferecia vagas para o provimento e formação de cadastro de reserva nos cargos de Técnico Universitário e de formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista Universitário. Na portaria, a universidade declara descumprido todo o objeto do contrato que foi firmado firmado entre a Uesc e a Empresa Concepção Consultoria Técnica Especializada Ltda. Além de declarar nulo o concurso público a portaria determina que os candidatos inscritos poderão solicitar cancelamento da inscrição e devolução da taxa ou permanecerem inscritos e aguardarem a designação de nova data para realização das provas.
O reitor Joaquim Bastos determinou à Comissão Permanente de Licitação (COPEL) a abertura de novo processo licitatório para escolha de outra empresa para condução de processo seletivo.



Fabio Santos Rodrigues, de 17 anos, morador da Rua Alvorada, bairro Sarinha, ele
foi assassinado a pauladas e facadas na manhã de ontem. Segundo informação, ele estaria em Ipiaú tentando fugir de ameaças que vinha recebendo em Itabuna.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010



Um grave acidente por volta das 7h30 desta quarta-feira (25) deixou feridos o mototaxista Antonio Rodrigues da Silva o conhecido “Gaúcho” de 48 anos e o pedestre Nelito Neles da Silva.
O atropelo aconteceu na Av. Princesa Isabel em frente à Prefeitura de Itabuna. Segundo testemunhas seu Nelito que é morador da Roça do Povo tentou atravessar a avenida no momento em que vinha o Gaúcho que não teve tempo de desviar.
O senhor foi colhido com violência e atirado no asfalto tendo sofrido vários ferimentos pelo corpo, o mototaxista caiu na calçada. Duas viaturas do SAMU realizaram o resgate e ambas as vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Base.


Fabiano Nascimento Sampaio, soldador, 26 anos, foi assassinado agora há pouco, no bairro São Lourenço, em Itabuna. Foi apurado até agora que o rapaz, morador do bairro São Judas, morreu com tiros de pistola Ponto 45, restrita das Forças Armadas.

terça-feira, 24 de agosto de 2010


Uma nova promoção da Bombril está movimentando os consumidores das regiões Norte e Nordeste. A ação “Bom Bril Abalou! 1001 prêmios pra você”. A ação tem Ivete Sangalo e Carlos Moreno como garotos- propaganda e irá sortear 10 carretas contendo 100 prêmios, como TV, micro-ondas e máquina de lavar louça, além de uma casa no valor de R$ 50 mil em certificados de barras de ouro.


A Fundação Marimbeta comemorou, com uma vasta programação, o Dia do Folclore em Itabuna. A programação foi desenvolvida durante toda a segunda-feira (23) no Sítio II, da Fundação, localizado no bairro Fonseca, onde foram realizadas oficinas de dança, música, esporte, artesanato e informática, além de apresentação teatral.

Os mais de 200 alunos, professores e demais funcionários da unidade participaram do programa com temas trabalhados e encenados um a um, a exemplo de bumba meu boi, mula sem cabeça, Saci Pererê e cantigas de roda.

A coordenadora da unidade, Fátima Braga, declarou que o evento resgatou uma das mais tradicionais festas brasileiras. “É muito importante que as crianças vivenciem esse momento mágico de um pedaço de nossa história que está esquecida, e onde elas próprias são os personagens centrais”.


Visando ajudar os professores a desenvolver novas metodologias em sala de aula, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna reuniu mais de 500 professores na última sexta-feira (20), dando continuidade ao Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino.

Em diversas salas do campus da Unime, da Casa do Educador Grapiúna e no Grêmio Recreativo da Nestlé, professores, coordenadores e diretores da Educação Infantil, Ciclo da Infância, Ciclo da Adolescência e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) estiveram reunidos para estudar, refletir e discutir teorias contemporâneas.

Além do estudo, num espaço intitulado Sala de Possibilidades, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar como aplicar, no contexto da sala de aula, os novos conhecimentos com os seus alunos. Segundo a técnica-pedagógica da equipe de Formação Continuada, Dalvani Menezes, todas as temáticas trabalhadas nesta etapa de formação levaram em conta a matriz da Prova Brasil do MEC e os Indicadores de Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Didico já tinha passagens pela polícia
Um homem identificado como Rosivaldo Conceição dos Santos, o “Didico” e a filha dele Maria Eloá, de quase cinco meses, foram assassinados nesta manhã de segunda-feira, 22. O crime ocorreu na Rua Teixeira, bairro Maria Pinheiro (ba).


SUZANA CHEGA ALGEMADA NO COMPLEXO POLICIAL DE ITABUNA- A prisão de Suzana Andrade foi determinada pela justiça, acatando pedido da delegada Sione Porto, que preside o inquérito. Os agentes da Polícia Civil algemaram a suspeita ainda na Prefeitura e a conduziram até o Complexo Policial, onde ela foi submetida a exame de saúde, antes de ser encaminhada a uma cela no Conjunto Penal de Itabuna.

As investigações apontaram a existência de fortes indícios de que Suzana Andrade tenha encomendado a morte de seu esposo. O casal estava em casa, no Parque Verde, quando os assassinos entraram e tiraram a vida de Alex Santos.

À polícia, Suzana contou que se escondeu no quintal da casa e por isso não teria visto o rosto dos homicidas. As várias inconsistências em seu depoimento a levaram à condição de principal suspeita do crime.

A Justiça mandou prender a secretária do gabinete do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo. Suzana Andrade , está sendo acusada de mandar matar o marido, o servidor público municipal Alex Santos, assassinado no dia 21 de novembro do ano passado, na própria residência, no Parque Verde.

sábado, 21 de agosto de 2010

Brasil já tem mais de 187 milhões de assinantes de celular, com maioria de linhas pré-pagas


O número de acessos de celulares no país passou de 187 milhões em julho, quando 1,88 milhão de novas habilitações foram registradas. Os dados foram divulgados hoje (20) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nos sete primeiros meses de 2010, 13 milhões de novas habilitações foram registradas.

De acordo com o levantamento, 82,22% dos acessos de celular do país são pré-pagos, e 17,78% referem-se a linhas pós-pagas. Segundo a Anatel, atualmente 100% do serviço móvel é prestado por tecnologia digital.

A teledensidade no país, que é o número de celulares para cada grupo de 100 habitantes, chegou a 96,83 em julho, o que representa um crescimento de 0,95% em relação ao mês anterior. O estado de Santa Catarina passou a compor o grupo de estados que têm mais de um acesso móvel por habitante, ao lado do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

A operadora Vivo lidera o mercado de telefonia móvel, com 30,25% de participação. Em seguida aparecem a Claro, com 25,42%, a TIM, com 24,05%, e a Oi, com 19,93%.


As unidades de atendimento do SAC em 18 localidades da capital e do interior do estado da Bahia funcionarão em regime de plantão neste sábado (21) e no próximo, dia 28, para emissão da segunda via do título de eleitor. O cidadão que tenha perdido o título de eleitor terá até o dia 23 de setembro para providenciar a segunda via do documento.Na rede SAC, o prazo de entrega do documento foi reduzido de cinco para dois dias. Durante o atendimento, o cidadão também está sendo orientado sobre a necessidade de apresentar, no ato da votação, o título acompanhado de um documento oficial com foto - carteira de identidade, identidade funcional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Primeiro trem do metrô de Salvador é colocado nos trilhos

Nesta sexta-feira (20), foi iniciada a transferência dos trens do metrô de Salvador que deixaram a Estação Aduaneira do Interior (Eadi), em Simões Filho, onde ficaram armazenados desde novembro de 2008. No final da manhã, o primeiro vagão foi finalmente colocado no trilho do metrô localizado na estação construída na Rótula do Abacaxi - Acesso Norte.
“O destino das composições será a Estação do Acesso Norte (BR 324), conforme solicitação da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), em operação que foi dividida em três etapas: carregamento, transporte e descarregamento dos trens e das peças sobressalentes, itens indispensáveis para o funcionamento adequado de todo sistema”, ressaltou Milton Villas-Bôas, presidente da Conder.
Segundo Murillo Mello, diretor de Operações da Estação Aduaneira do Interior, responsável pela parte de logística, a previsão é que sejam encaminhados quatro vagões por dia, cujo procedimento será acompanhado por batedores da transportadora contratada.
Adquiridos pelo Governo do Estado, por meio de empréstimo no Banco do Brasil, no valor de aproximadamente U$ 50 milhões, cada um dos seis trens possui quatro vagões (dois do tipo reboque e dois do tipo motor), com capacidade para até 1.250 passageiros.

Edson Celulari e Claudia Raia se encontram na Globo após a separação

Claudia Raia e Celulari na época em que ainda eram casados (AgNews)
Desde que anunciaram oficialmente o fim do casamento, Edson Celulari e Claudia Raia estão evitando circular juntos para fugir dos fotógrafos de plantão.
Eles até têm sido fotografados, mas separadamente.
No início da semana, o ex-casal se esbarrou no Projac e almoçou na praça de alimentação.
Quem viu os dois contou que ficaram quase uma hora conversando.
Era intervalo da gravação da novela Ti-Ti-Ti, da qual Claudia faz parte do elenco.
O clima entre eles é de tanta cumplicidade, que nem parecem separados.

A logo da próxima novela das seis da Rede Globo
Conheça em primeira mão a logomarca da próxima novela das seis da Rede Globo,Araguaia, uma criação de Hans Donner, Alexandre Pit Ribeiro e Rodrigo Gomes.
A trama de Araguaia conta a história de Solano, um domador de cavalos que desafia uma maldição indígena e luta por justiça social. Ele contraria o destino e inimigos poderosos para viver uma grande paixão às margens do rio Araguaia.
O folhetim, com previsão de estreia para setembro, é estrelado por Cleo Pires, Murilo Rosa, Edson Celulari, Lima Duarte, Milena Toscano, Júlia Lemmertz, Thiago Fragoso, Mariana Rios, Suzana Pires, Raphael Viana, Emílio Orciollo Netto, Thais Garayp, Raquel Villar, Nanda Lisboa, Cinara Leal, Nando Cunha, Eduardo Coutinho, Gésio Amadeo, Paula Pereira, Tânia Alves, Maria Joana Chiappetta, Aninha Lima, Thiago Oliveira, Ângelo Antônio, Flávia Guedes, Yunes Chami, Turíbio Ruiz, entre outros.
A novela é escrita por Walther Negrão com direção de núcleo de Marcos Schechtman, direção-geral de Marcos Schechtman e Marcelo Travesso e direção de Fred Mayrink, Luciano Sabino e Alexandre Klemperer.

Já se foi tempo suficiente para que qualquer pessoa consiga fazer uma análise mais apurada e abrangente da novela das 7, Tititi. Escrita por Maria Adelaide Amaral em adaptação livre (e não um remake) das obras de Cassiano Gabus Mendes, a trama conquistou o público no seu primeiro mês de exibição e já tornou-se a maior audiência parcial das novelas das 7 desde Pé na Jaca, o que atualmente significa muita coisa, já que para muitos a audiência declinada das novelas era um fato consumado.

Muitos fatores contribuíram para que o folhetim se tornasse este fenômeno não apenas de audiência, mas principalmente de repercussão - certamente ela é a novela mais falada nas ruas atualmente. Um deles se deve a lembrança da história original de Jaques Leclair e Victor Valentin, afinal, a geração que assistiu a novela na década de 80, em sua esmagadora maioria, ainda está por aí relembrando e contando aos filhos e netos e isso atrai a audiência.

Outro ponto positivo a favor de Tititi se deve na feliz escalação de elenco. O horário exige não apenas enredos leves, mas interpretações leves e no ponto correto, fugindo da caricatura e do clichê. E o elenco entendeu isto conseguindo criar elementos técnicos que levam o telespectador ao delírio a cada situação que, por mais pastelão que seja, não soa falsa ou exagerada. Tudo é muito bem interpretado e o público enxerga verdade nas atitudes.

Entre o elenco muitos são os destaques: Murilo Benício mostrando que é um baita ator e faz humor como poucos no Brasil, Malu Mader finalmente deixando de ser apenas Malu Mader e interpretando com ousadia, Ísis Valverde completamente a vontade em seu papel de mocinha meio sem escrúpulos. Mas se Tititi tem um nome este nome atende por Cláudia Raia. A rainha e diva da novela, ela rouba a história e toma conta da tela em cada aparição. A personagem mais divertida das telenovelas brasileiras em muito tempo.

Mas o sucesso da história não se dá em todos os elementos citados anteriormente. Está no texto. Maria Adelaide Amaral é uma grande autora, disso já se sabe há mais de uma década. Porém, ela está especialmente inspirada neste trabalho e tem promovido um roteiro cheio de diálogos que impressionam pela qualidade, pela atualidade e frescor - coisa rara numa obra adaptada. A autor consegue levar o público às gargalhadas com frases sensacionais e sem criar bordões superficiais e repetitivos, outro fato raro entre novelas de humor. O texto de Tititi é o melhor entre as novelas brasileiras atuais e, a trama com isso, torna-se, até o momento, disparada a melhor novela das 7 da década.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

LADRÕES DE JÓIAS


Imagens gravadas em um circuito interno de TV possibilitaram a prisão dos ladrões Fernando Silva Santos, o “Caboclo” ou “Índio”, 19 anos, e Tiago Souza Nogueira, o “Esquerdinha”, 21 anos, autores do assalto, no último dia 12, à joalheira Pepita Presentes, no centro de Ilhéus. A dupla foi capturada por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Ilhéus).

Prefeito visita fábrica que vai produzir pré-moldados para obras da Amélia Amado

O prefeito Capitão Azevedo visitou, na tarde de quarta-feira (18), uma fábrica de pré-moldados situada nas proximidades do antigo aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, no bairro Lomanto Júnior. Ele foi conhecer de perto o material que será usado nas obras de revitalização da avenida Amélia Amado.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Fernando Vita, e de engenheiros, o prefeito constatou a qualidade do material e ficou sabendo que, por ser pré-moldado, o material vai facilitar a execução dos serviços, que ele considera essenciais, tanto para a melhoria do sistema de drenagem, quanto para o aspecto urbanístico do Centro da cidade.

“Acredito que, com a obra concluída, vamos solucionar um antigo problema que tem prejudicado os comerciantes e as famílias que residem próximo ao canal, inclusive com a eliminação de ratos, baratas, o mosquito transmissor da dengue e outros insetos que infestam o local”.

Ele acredita também que a obra vai deixar a avenida mais bonita, o que pode estimular o desenvolvimento do comércio no local, e, com isso, a geração de emprego e renda.

Vita, por sua vez, lembra que os pré-moldados, além de financeiramente mais econômicos, agilizam a obra e atendem às exigências do Instituto da Gestão de Águas e Clima (Ingá). “Há uma preocupação também com a questão da segurança, porque o material será aplicado em fôrma metálica, o que garantirá maior resistência”.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou nesta quarta-feira (18) que um campus da Universidade Luso Afro-Brasileira (Unilab) será sediado na cidade baiana de São Francisco do Conde. O campus deve funcionar onde atualmente estão as ruínas da primeira Escola de Agronomia da América do Sul.

A universidade faz parte do projeto sancionado pelo presidente lula que trata to Estatuto da Igualdade Racial. Quando implantada, a Unilab será a quarta univerisadade federal com instalações no território baiano. Ela irá se juntar à UFBa, UFRB e à Univasf.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010



Um jovem identificado como Charles Moreira dos Santos, foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (18), no antigo aeroporto de Itabuna.
Charles foi morto com requintes de crueldade, ele levou várias facadas, pedradas e tiros, havia muito sangue “espirrado” em volta do corpo e uma das orelhas cortada.
Segundo os policiais da guarnição 1506, a vítima foi encontrada por soldados do tiro de guerra que realizavam treinamento no local.
Muitos curiosos e o pai de Charles foram ao local, bastante abalado não soube informar o motivo do crime tão bárbaro.
Por volta das 6h00 agentes do DPT foram até o local e removeram o corpo para o IML da cidade.


A Coordenação Municipal de DST/Aids quer a participação de agentes comunitários de saúde no combate às doenças sexualmente transmissíveis. Para isso promoveu, na manhã da quarta-feira (18), um seminário de prevenção em DST/HIV/Aids.

O encontro, no Centro de Cultura Adonias Filho, contou com a participação da coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Carolina Brandão, que fez palestra sobre a ação dos agentes na atenção básica. A palestra teve como objetivo fornecer mais informações sobre as formas de combate a essas doenças para que os agentes possam ter melhores condições de orientar às famílias cadastradas no Programa Saúde da Família.

“Os agentes comunitários são importantes aliados nessa luta porque, além de conhecer bem a área de atuação, eles estão em contato mais direto com as famílias da periferia”, justificou a coordenadora do Centro de referência Dr. Júlio Brito, Maria Vitória Gonçalves. Ela também falou sobre a importância do ACS na prevenção das DST/Aids e Hepatites.


O bairro São Pedro terá obras de saneamento básico e uma nova linha de ônibus. A garantia foi dada pelo prefeito Capitão Azevedo, depois que ele se reuniu com moradores do bairro. O encontro aconteceu na sede da associação dos moradores do bairro e também contou com a presença do secretário municipal de Administração, Gilson Nascimento.

O anúncio do prefeito atende a reivindicações da associação, e o prefeito elogiou a iniciativa da entidade considerada por ele como “forte, unida e que sabe reivindicar seus direitos”.

“Quando uma comunidade se une para apontar e reivindicar melhorias para seu bairro ajuda o poder público municipal a direcionar atenção e definir a prioridade na execução de serviços”.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

foto:xilindroweb

Um homem conhecido como Lucas Vidério Caldas Reis, o “Lucas Caveira”, de 26 anos, foi assassinado no latitude bar no bairro da conceição com varios tiros.A policia ainda não sabe os autores e a motivação do crime.


O fato aconteceu na Fazenda Viviane, localizada no Parque Nacional do Monte Pascoal, quando um bebê foi gestado em meio ao pasto da propriedade rural. A mãe, Lucineide Santos Pereira, 32 anos de idade, relatou que estava em uma área da Fazenda Viviane e quando retornava para a sua casa, sentiu fortes dores. Logo em seguida por apresentar dificuldades de caminhar deitou-se no meio do pasto e gritou por socorro.
Um adolescente, que já ajuda como auxiliar de vaqueiro na fazenda, ouviu os gritos da mulher e correu para socorrê-la. Lucineide, que já estava com a bolsa rompida, disse que orientou o menor que cortasse o umbigo do bebê e amarrasse com um pedaço de cordão. Assim foi feito e um menino pesando 2,8 quilos nasceu.
Logo na sequência o adolescente avisou ao proprietário da fazenda que conduziu o recém-nascido e a mãe para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). Sem nenhum parente na cidade Lucineide acabou sendo acolhida na casa da senhora Orenice Viana dos Santos, muito conhecida por “Lena”, na rua Eurico Gaspar Dutra, nº 72, no bairro Fátima, região central de Itamaraju.
A princípio a criança terá o nome de Davi, até mesmo porque o pai ainda não viu a esposa e o seu filho após o parto inesperado. Lena relatou que manterá a mãe e o bebê em sua casa, até que estes estejam melhores. Diante das dificuldades relatadas pela mãe, inclusive de uma suposta rejeição do seu esposa, Lena já conseguiu um terreno na cidade e pretende a partir de agora iniciar uma campanha para que uma pequena casa seja construída para abrigar os dois.
Até agora ninguém soube informar o nome e a idade do adolescente que socorreu a mãe e o filho e praticamente fez o parto sozinho. Para cortar o cordão umbilical ele usou um canivete, ferramenta muito comum nas propriedades rurais.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010


André Correia da Silva, 24 anos, já vinha sendo investigado pela Guarda Municipal por suspeita de realizar pequenos furtos dentro do Centro Administrativo Firmino Alves, na Prefeitura de Itabuna. A suspeita foi confirmada com o flagrante de furto de uma bicicleta, que seria levada pelo acusado do estacionamento da Prefeitura.

crédito do radar notícias
Um acidente na BR-415 próximo ao bairro Ferradas, em Itabuna, tirou a vida de um motociclista na madrugada desta segunda-feira . Márcio Luis Silva, 38 anos, colidiu a moto que dirigia com um veículo Fiat Uno, por volta das 00h30.

A moto Tornado acabou

O motorista deste veículo foi levado para o Base

Por volta das 12h00min horas desta segunda-feira , na estrada que liga Santa Rosa ao Ouricuri um ônibus escolar foi atingido por um fio de alta tensão: Assustados os alunos e algumas pessoas que estavam de carona no veículo saíram rápido e receberam uma descarga elétrica. Três pessoas foram atingidas, uma senhora, uma criança e um adolescente de 16 anos.
O fio de alta tensão que se quebrou atingiu o ônibus que estava com aproximadamente 50 pessoas, segundo o motorista. Os alunos que desceram pela porta dos fundos não foram atingidos, mas a senhora conhecido como Maria ao descer pela frente recebeu uma forte descarga vinda de uma cerca. A senhora Maria de 63 anos carregava no colo uma neta de 5 anos que também recebeu a descarga, a criança caio e se livrou do forte choque, já o jovem Isaac de 16 anos que vinha logo atrás foi atraído pela descarga e ficou preso junto com a senhora.

Segundo informações na manobra o motorista da caçamba verde, deu uma ré possivelmente não viu o poste e bateu forte, provocando a queda do mesmo.
Formigão Motorista

O motorista do ônibus Evanilton Mota, conhecido como Formigão seguia no sentido Santa Rosa à Ouricuri levava estudantes que tinham acabado de sair da escola, ao chegar numa localidade que fica entre o Santa Rosa e Lagoa Redonda, mas precisamente no Bar de Nego, duas caçambas carregadas com areia dificultavam a passagem, o motorista do ônibus pediu para que os motoristas encostassem um pouco os veículos para que ele pudesse passar.