quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vacinação contra H1N1 para jovens entre 20 e 29 anos termina amanhã

Os jovens com idade entre 20 e 29 anos têm até esta sexta-feira (23) para serem vacinados contra a nova gripe (H1N1). Esse público faz parte da população alvo da terceira etapa da campanha de vacinação, iniciada no último dia 5.
Essa também foi a faixa etária que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave, causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país.

Cordec confirma 38 municípios em estado de emergência

A Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec) confirmou nesta quinta-feira (22) que 38 municípios baianos decretaram estado de emergência devido às fortes chuvas que afetaram a Bahia nos últimos dois meses. Somente este mês, 27 prefeituras decretaram estado de alerta devido aos estragos provocados pelo clima instável.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Confira o que o Fla precisa para se classificar


Quando entrar em campo nesta quarta-feira, o Flamengo já saberá que uma vitória por dois gols de diferença será o mínimo necessário para colocá-lo na segunda fase da Copa Libertadores da América. Mas ainda existem outras combinações de resultado que podem colocar o Rubro-Negro na próxima fase. O LANCENET! analisa a tabela da competição e explica as possibilidades para o torcedor rubro-negro.

GRUPO 1 - Vamos, Timão!

Caso vença o Caracas (VEN) somente por um gol de diferença, o Rubro-Negro terá de torcer contra o Independiente Medellín (COL), que enfrenta o Corinthians quinta-feira e contra o Racing (URU) que encara o Cerro Porteño (PAR), para se classificar.
 
GRUPO 2 - Vale pouco

Os resultados do Grupo 2 da Libertadores não interferem na classificação do Flamengo para a próxima fase da competição. O único interesse do Flamengo neste Grupo é em relação à sua posição nos confrontos da próxima fase.
 
GRUPO 3 - Definido

A classificação neste grupo já está definida. O Estudiantes (ARG), atual campeão da Libertadores, classificou-se em primeiro lugar com 13 pontos, um a mais que o Alianza Lima (PER). O Flamengo não tem como alcançar nenhum dos dois times.
 
GRUPO 4 - Universitário

Os dois gols de diferença do Flamengo sobre o Caracas fariam o Rubro-Negro passar o Universitário (PER), que tem dez pontos, três gols de saldo e marcou cinco gols, no números de gols marcados (Fla ficaria com dez). O time peruano já realizou todos os seus jogos.
 
GRUPO 5 - Eles se matam!
O Deportivo Quito (COL) e o Internacional se enfrentam e por isso o Flamengo precisa apenas de uma vitória por dois gols de diferença para se classificar. Mesmo que o Cerro (URU) goleie o Emelec (EQU), o segundo do Grupo ficaria atrás do Fla.
 
GRUPO 6 - O plano B

Caso o Flamengo só consiga vencer por um gol de diferença. Além de torcer para combinações no Grupo 1, o Fla terá de torcer contra o Nacional (URU), que recebe o Morelia (MEX) e contra o Banfield (ARG) que joga em casa contra o Deportivo Cuenca (EQU).
 
GRUPO 7 - Já era!

Mesmo vencendo o Caracas (VEN) o Flamengo não consegue alcançar o Cruzeiro, segundo colocado deste Grupo, com 11 pontos ganhos. Todas as rodadas deste Grupo já foram encerradas. O Vélez Sarsfield (ARG) ficou na liderança, com 13 pontos.
 
GRUPO 8 - Até morrer!

O Flamengo, para conseguir a classificação para a próxima fase da Libertadores, precisará vencer o Caracas (VEN) por dois gols de diferença. Uma vitória por apenas um gol pode garantir o Fla, mas precisará torcer por outros resultados.

Vasco vê de perto os traumas do passado, mas Carlos Alberto garante alívio: 2 a 1


No aniversário de 83 anos de São Januário,  o jogo e a festa estiveram longe da história do estádio e do clube. Mas pelo menos não houve presente de grego. Com um primeiro tempo tranquilo e um segundo mais do que tenso, o Vasco venceu  o Corinthians-PR por 2 a 1, classificando-se para as quartas de final da Copa do Brasil. Um resultado que até certo ponto acalma uma torcida que já foi eliminada por Gama, Baraúnas e XV de Campo Bom em edições anteriores.

A bola que decidiu o jogo só surgiu aos 42 minutos do segundo tempo, em grande jogada de Carlos Alberto. Àquela altura, o Corinthians pressionava e estava a um gol da vaga, com o estádio apreensivo.

Na próxima fase, o Vasco pega Vitória ou Goiás. A equipe goiana precisa vencer por cinco gols de diferença o duelo desta quarta-feira, às 21h50m, no Serra Dourada. O jogo de ida das quartas de final será na próxima semana, quarta ou quinta-feira, em Salvador ou Goiânia.

No ano passado, o Vasco pegou o Vitória nas quartas de final: 4 a 0 em São Januário e 1 a 1 no Barradão.

Brasília comemora 50 anos.


Considerada a maior obra do século 20, Brasília completa 50 anos e tem muito o que comemorar. Com uma população de aproximadamente 2,6 milhões de habitantes, a capital do Brasil tem um dos maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país e a maior renda per capita.

Dom Bosco sonhou com uma terra de riquezas e prosperidade, próxima a um lago. O padre acertou. Muitos anos depois, nasceu Brasília, a capital da esperança.

Consolidada pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, a capital do país foi deslocada para o interior. Lucio Costa foi o grande responsável pelo plano urbanístico da cidade, e o arquiteto Oscar Niemeyer projetou os principais prédios públicos da nova capital.

Apesar de jovem, Brasília já se depara com graves problemas. Entre eles estão a concentração de renda e poder, e a segregação espacial e social, o que evidencia as desigualdades sociais.

O pesquisador Sérgio Jatobá, arquiteto e urbanista formado pela Universidade de Brasília (UnB), e doutor em desenvolvimento sustentável pela mesma universidade, afirma:

– Hoje a capital é o retrato do país, só que mais exacerbado em alguns aspectos. A ocupação urbana no Distrito Federal chega a 90 mil hectares. Além disso, em apenas 25 anos a capital transformou-se em uma metrópole nacional.

Mas como Brasília comemora quarta-feira, 50 anos, vale a pena evidenciar as qualidades da cidade. A população da capital é composta por pessoas de cada pedaço do Brasil. Durante a construção, vários trabalhadores deixaram suas cidades para realizar o sonho de JK, e acabaram conhecidos como candangos. Misturas de culturas, sotaques e sabores compõem até hoje a capital federal.


Arquitetura
Brasília é conhecida por sua arquitetura, clima (não que seja bom) e pelo céu (esse sim, se destaca com unanimidade).
De acordo com a arquiteta e urbanista Juanita Noronha Maia, Brasília é uma cidade “de se orgulhar”.

– Planejada por Lúcio Costa, Brasília é uma cidade única. Não encontraremos em outro lugar a pureza plástica da arquitetura inusitada de Oscar Niemeyer, com a elegância formal e despojada dos Palácios, Catedral, Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. – destaca.

Para o próprio arquiteto, Brasília é uma cidade cheia de contrastes, mas grandiosa, capaz de encher de orgulho os brasilienses.

– Uma metrópole que cresce num ritmo difícil de frear, como tantas cidades de nosso país, mas que deve ser lembrada como o resultado do esforço conjugado de muita gente, urbanistas, arquitetos, operários, políticos, enfim, de pessoas cheias de entusiasmo em verem construída a nova capital de um país da importância do Brasil – diz Niemeyer.

Para comemorar e tentar esquecer os últimos episódios políticos na cidade, o governo do Distrito Federal organizou uma grande festa para os brasilienses, candangos e todos que estiverem dispostos a comemorar com Brasília seus 50 anos.

Durante 2009, surgiram várias especulações a respeito dos artistas que seriam convidados para o evento. Depois do escândalo envolvendo o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, a festa perdeu um pouco o glamour, e o orçamento.

– Depois de todos os acontecimentos, conseguimos manter o que sempre foi tradicional na cidade – destaca João Oliveira, presidente da Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur).

Alternativas
Oliveira informa ainda que, com toda a problemática que assolou Brasília nos últimos meses, o governo encontrou alternativas para realização da festa dos 50 anos:

– Buscamos uma festa voltada para a cidadania e preferimos trazer artistas da capital para o evento.

Nomes como Raimundos, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Zélia Duncan, Nando Reis e Daniela Mercury farão a festa na cidade.

As atividades começaram às 7h e têm previsão de término às 2h30 do dia 22. Foram gastos cerca de R$ 5 milhões com a festa e a expectativa da polícia é que 1,2 milhão de pessoas passem pela Esplanada dos Ministérios.

Outra atração de destaque nas comemorações do aniversário da capital é a Parada Disney. A direção artística é supervisionada pela equipe da Disney, mantendo a fidelidade, a riqueza dos detalhes e o padrão consagrado mundialmente.

O Blog Portal Notícias do Brasil deseja um Feliz Aniversário para Brasília e todos os Brasilienses.

FORAM ROUBAR, XUPARAM TAMPILHA E DORMIRAM NO LOCAL


Foram presos e autuados em flagrante delito pelo Delegado Franciso Antônio Canindé, que responde pela Delegacia de Presidente Tancredo Neves, os indivíduos RONALDO DE JESUS,vulgo NADÃO, DENÍZIO DOS SANTOS, vulgo NEGÃO e RAIMUNDO SOUSA DOS SANTOS, vulgo BERÉ, pelo fato dos mesmos arrombarem o estabelecimento comercial denominado Mercearia do Jambrinha, localizado na fazenda São João, região do Julião, naquele município. Segundo a vitima, os espertalhões, que passaram a tarde bebendo no bar que também pertence a vítima, ao adentrarem no interior da mercearia, "não aguentaram ver tanta bebida e começaram a beber muito conhaque, caninnha 51 e outras". Levaram alguns sacos de mercadoria e chegando no mato não aguentaram por estarem embriagados e foram tirar uma soneca, só que a vítima chegou pela manhã e viu NEGAO dormindo no mato dentro de um côxo ao lado de um saco de mercadoria que lhe coube na divisão. A Polícia Militar e a Civil foram acionados, tendo o SGT/PM Edvaldo, o SD/PM Higor Araújo e o Investigador Nailton Faustino, condizido os meliantes para a Delegacia daquela cidade, que, ao serem revistados, alguns pacotes de sucos, lâminas para barbear e chicletes foram encontradas dentro de uma das botas de BERÉ, mesmo assim, este negou haver praticado o furto. Agora os três patetas vão ver os sol nascer quadrado.

POLICIA FAZ ARRASTÃO NA MANGABINHA

Pistola e cartões de créditos, foram encontrados com os conduzidos.De acordo com o delegado regional Moisés Damasceno, quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia para esclarecerem o motivo da existência de uma arma de fogo e cartões de terceiros encontrados na casa delas. Foram conduzidas Maria Gildete Sena Amaral, 26 anos, Maila da Silva Amaral, 32 anos, e os rapazes Alexandre Souza Moraes e Josué do Nascimento Lara dos Santos.

IDOSA MORRE NA PORTA DE HOSPITAL POR FALTA DE ATENDIMENTO


A mulher de 70 anos, morreu dentro do carro, na porta do Hospital Geral Cleristom Andrade, em Feira de Santana, por falta de atendimento.O veículo onde a doméstica Marina de Oliveira Andrade estava pertence à Prefeitura Municipal de Anguera, cidade onde morava. O Secretário de Administração do Município José Bispo, disse que Marina já tinha sido atendida antes no HGCA devido a um problema de úlcera, ficou internada por alguns dias e recebeu alta, mas precisou voltar para a unidade hospitalar nesta segunda-feira depois de uma crise.

OFEREÇEU 100 REAIS A POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL E ACABOU EM CANA


Agentes da Polícia Rodoviária Federal de Seabra prenderam, um usuário, ROBERT GERALDO PONTES, 47, por crime de trânsito e corrupção ativa.
Ele conduzia um veiculo FIAT/Siena PRETO, com placa de Brasília os PRFs abordaram o automóvel de placa JHY4285/DF, e ao solicitar a CNH e os documentos do veiculo ao referido condutor, foi verificado que le estava embriagado. Os agentes solicitaram que Robert realizasse o teste com o etilômetro, que se recusou a fazê-lo. Ao ser informado que seria notificado por conduzir veiculo automotor sob o efeito de álcool, o condutor colocou sobre a mesa do Posto uma nota de R$ 100,00 (cem reais) dizendo que o dinheiro seria para que os PRFs "comprassem cervejinhas" e, com isso, liberá-lo da multa. Foi dada voz de prisão ao condutor por dirigir embriagado e por corrupção ativa.

COMPROU NO ITÃO E NÃO PAGOU


Cacilda França Menezes dos Santos, 46 anos, foi presa em flagrante na noite de ontem, após furtar vários produtos do Itão Supermercado.Ela contou na polícia que não tem precisão de roubar, mais ultimamenmte vem sofrendo de depressão e não viu quando robou.por radar notícias.
 

terça-feira, 20 de abril de 2010

Rodoviários ameaçam entrar em greve

Pedro Bial diz ter se excitado com Francine durante 'BBB 9'


Em sua participação no programa Vai e Vem, apresentado por Preta Gil no GNT, Pedro Bial admitiu ter se excitado com a cena em que Francine Piaia entrou em uma bacia durante sua participação no BBB 9. As informações são da coluna Retratos da Vida, do jornal Extra.

Além disso, o apresentador do reality disse à Preta que guarda a calcinha que ganhou de Priscila, também do BBB 9, junto com um pedaço do muro de Berlim. Em relação ao BBB, Bial garantiu que rola sexo no programa, mas não necessariamente com penetração, pois considera os participantes muito comedidos. A participação de Bial no Vai e Vem será exibida nesta sexta-feira (23).

Sem dinheiro, Vasco deve manter Gaúcho para o Brasileiro


Às voltas com problemas financeiros e dificuldade para contratar reforços para o Campeonato Brasileiro, a diretoria do Vasco trabalha com uma solução caseira. A maior prova disso é que o técnico Gaúcho deve seguir no comando do time, não só por ter um bom desempenho à frente do time, mas por conhecer bem a base cruzmaltina e poder pinçar jovens valores para o elenco profissional. O clube até buscou nomes como Abel e Celso Roth, mas todos foram considerados caros.

A favor de Gaúcho está o bom desempenho do treinador no comando do Vasco, que quarta-feira tem jogo decisivo contra o Corinthians-PR para seguir na Copa do Brasil. Em cinco jogos, foram quatro vitórias e apenas uma derrota, em que pese o fato de ter sido a eliminação na semifinal da Taça Rio, para o Flamengo.

Com aproveitamento de 80%, o treinador está à frente do desempenho de seu antecessor, Vagner Mancini: dez vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 62,9%. Ciente de que os números estão a seu favor, Gaúcho já planeja o Brasileiro e está de olho na base vascaína.

BC lança moeda comemorativa aos 50 anos de Brasília


O Banco Central vai homenagear os 50 anos de Brasília, comemorados nesta quarta-feira, com o lançamento de uma moeda com valor de face de R$ 5. Quem quiser comprar uma das 5 mil moedas cunhadas terá que desembolsar R$ 108.

Na face convencionada como "cara", a moeda comemorativa traz imagens superpostas do Palácio do Planalto, da catedral de Brasília, do Congresso Nacional e da escultura Os Guerreiros, do paulista Bruno Giorgi, mais conhecida como Os Candangos, fincada na Praça dos Três Poderes. Tem também as inscrições "Patrimônio da Humanidade - Unesco" e "Brasília 1960-2010".

Do outro lado, a moeda tem só o valor de R$ 5 e um esboço com as linhas gerais do Plano Piloto da cidade e do Eixo Monumental, desenhadas pelo arquiteto Lucio Costa. As linhas, cruzadas, lembram a forma de um avião, embora seu criador as tenha imaginado como uma borboleta.

As moedas foram cunhadas em prata e poderão ser adquiridas no balcão do BC, em Brasília, nas sedes regionais da instituição e pelo site www.bancodobrasil.com.br.

Moradores do Corbiniano Freire renovam associação

A comunidade do bairro Corbiniano Freire, de Itabuna, vai escolher neste domingo (25) os novos membros de sua Associação de Moradores. Três chapas se habilitaram para representar o bairro, que existe há cerca de 20 anos e tem uma população aproximada de 2.500 habitantes. Um dos candidatos à presidência da associação é Josué Bispo dos Santos, conhecido como Tadeu (chapa 2). Líder comunitário há muitos anos, ele é o idealizador e coordenador do projeto “Samba e Vida”. A iniciativa beneficia 60 adolescentes de 14 a 16 anos com a realização de atividades esportivas, aulas de capoeira e judô e oficinas como a de fabricação de instrumentos de percussão.
Além do projeto social, o candidato tem exercido papel importante na reivindicação de melhorias para aquela comunidade. Entre outros benefícios, já conseguiu investimentos em rede de esgoto, recuperação da rua principal, além da construção de praça e campo de futebol.
“Nossa intenção é reforçar esse trabalho, fazendo com que o governo esteja cada vez mais presente em nossa comunidade, contribuindo assim para melhorar a vida dos moradores do Corbiniano Freire”, afirma Tadeu.

IPTU terá 15% de desconto até 17 de maio

Com o suporte de uma ampla campanha publicitária veiculada em rádios, jornais e televisões, a Prefeitura de Itabuna lançará nesta quinta-feira (22), às 18h30min, na sede da Usemi, a campanha do Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU. O desconto de 15% para pagamento em cota única vence em 17 de maio e o contribuinte pode optar também pelo pagamento em até oito parcelas, desde que o valor mínimo de cada uma delas seja R$ 20,00. O diretor de Tributos Emerson Carvalho explica serão apresentadas na Usemi as peças publicitárias mostrando a importância do tributo para lideranças empresariais, comunitárias e contribuintes. Na campanha, serão distribuídos pelos Correios mais de 41 mil carnês, a partir da sexta-feira (23). Segundo o diretor, os vencimentos para quem preferir parcelar o tributo será sempre no último dia útil do mês, a partir de abril. O IPTU tem este ano uma correção de 4,09%, o mesmo índice da inflação de 2009, e os recursos gerados serão destinados à compra de equipamentos e investimentos em obras. Ano passado, a Prefeitura destinou R$ 1,8 milhão arrecadados com a cota única para adquirir uma patrulha mecânica e cinco caminhões.
Emerson Carvalho ressalta que outros 32 mil imóveis com tributação inferior a R$ 20 estão isentos da cobrança do IPTU 2010. Ainda segundo ele, os proprietários de 20 mil terrenos deverão procurar a Divisão de Tributos para a retirada dos respectivos Documentos de Arrecadação Municipal.

ITABUNA PODE FICAR SEM TRANSPORTE COLETIVO


O Sindicato dos Rodoviários de Itabuna anucia que a qualquer momento Itabuna pode ficar sem transporte coletivo. É que os empresários não querem participar da negociação da campanha salarial que foi iniciada esta semana, informou o presidente Pé de Rato.

Coelba aprova reajuste de 5,26% da energia elétrica em residências


Os baianos já podem começar a preparar o bolso para pagar um pouco mais nas contas de água e luz nas próximas semanas. No caso da energia elétrica, o reajuste aprovado para residências é de 5,26% e passa a vigorar a partir desta quinta-feira. Já a água ficará 6,91% mais cara a partir do dia 1º de maio.
As medidas vão atingir 4,7 milhões de consumidores da Coelba e quase 2,6 milhões de consumidores que contam com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Embasa. Na opinião da presidente do Sindicato das Donas de Casa, Selma Magnavita - que já ocupou a presidência do Conselho de Consumidores de Energia -, reajustes como esse sempre implicam no planejamento financeiro das famílias. “Por mais que seja uma coisa que acontece todo ano, ainda tem gente que será pego desprevenido”, avalia.
Quem não gostou de saber do aumento foi a aposentada Maria Neves Santos. Moradora do bairro do Imbuí, ela lembra que no conjunto residencial onde mora faltou energia por pelo menos três vezes no mês passado. “Pelo serviço que oferecem, não acho que merece cobrar mais caro. Espero que esse aumento se reverta em melhor qualidade no atendimento', alfineta a aposentada.
Já o motorista Luiz Teixeira diz estar acostumado com aumentos. “Todo ano é assim, tudo sobe”, conta Teixeira, que paga uma média de R$ 80 de tarifa de energia e R$ 50 de água e esgoto. Ele contabiliza desembolsar cerca de R$ 5 a mais na primeira e quase R$ 4 na segunda.

Joelma comemora o sucesso de sua grife Calypso Vest e fala do novo CD.

Grife era um projeto de geração de renda na cidade natal de Joelma, mas tornou-se um sucesso comercial: "Não conseguia dar conta", diz.
Quando criou sua marca de roupas, há dois anos, Joelma não imaginava que a grife faria tanto sucesso.

A vocalista do grupo Calypso conta que tratava-se apenas de um projeto para gerar emprego na cidade dela, Almeirim, no Pará.

- Eu queria dar novas perspectivas àquela população e fiquei um tempão pensando o que eu poderia fazer sem poluir a natureza. Como minha mãe era costureira e desde pequena eu brincava com as roupas, decidi criar a Calypso Vest.

POLIANA APANHOU DE FERRO

Polliana, que é solteira e tem 2 filhos, foi socorrida pelo Samu
Ela ficou desmaiada
EUNÁPOLIS - Polliana Zamerin Nascimento, 28 anos, viveu um drama na tarde de ontem, segunda-feira (19) em Eunápolis. Agredida com um golpe de ferro no rosto, ela ficou caída em um barranco, à espera de socorro médico. Desacordada, a mulher foi amparada por moradores da Rua da Encosta, no bairro Pequi, às margens da BR-101.Ela contou na polícia que foi agredida por um homem de cabelo vermelho, mais não quis dar mais detalhes.

ATÉ O CARRO DO GOVERNADOR WAGNER FOI ROUBADO


Três bandidos armados roubaram a pick-up Toyota Hilux de placa JRE-3881, da Casa Militar, na Alameda Benevento, Pituba. O sargento PM Carlos Augusto Barbosa de Paulo, segundo a versão oficial, saiu para lavar e abastecer a caminhonete, mas resolver passar na casa da ex-mulher, sem autorização. O veículo, que era utilizado pelo governador Jaques Wagner (PT), continua desaparecido. No momento da abordagem dos assaltantes, o sargento estacionava a pick-up. Três bandidos pararam um carro preto ao lado, dois deles desceram armados e anunciaram o assalto. O militar foi rendido e retirado do veículo, junto com a ex-mulher e uma filha pequena. As vítimas foram deixadas ilesas, enquanto dois assaltantes fugiam na caminhonete, seguidos pelo comparsa, no veículo preto.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ADOLESCENTES SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM BUERAREMA

Dois jovens foram encontrados mortos na zona rural de Buerarema na manhã de hoje, 19. As vítimas foram identificadas como Jonas Medrado, de 16 anos, e Carlos Henrique, de 17, ambos moradores do bairro Antique, em Itabuna.
Segundo a polícia, a dupla teria sido seqüestrada por volta das 8 horas, de ontem, 18, por três homens armados.
De acordo com a família, os criminosos primeiro tomaram uma arma de um guarda municipal, em seguida colocaram as vítimas dentro de um carro.
Anderson e Jonas foram achados mortos somente nesta segunda-feira, num local conhecido como (Os 9) naquele município.
O caso será apurado pela delegacia de Buerarema.

Índios pataxós fazem bonito na praça no dia deles


Atendendo ao convite da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), 50 índios pataxós participaram, nesta segunda-feira, (19), na Praça Camacã, da comemoração oficial pelo Dia do Índio. O grupo da Reserva Caramaru-Paraguaçu (Pau-Brasil) fez uma exibição do Toré, dança indígena, e uma exposição de produtos confeccionados pela tribo.

O presidente da fundação, Cyro de Mattos, disse que esta foi uma forma de homenagear os primeiros donos da terra, mostrando à população um pouco da cultura indígena. O programa integra o centenário Itabuna e revela, segundo o diretor da Ficc, “um ato que demonstra nosso interesse de olhar com respeito e carinho esse povo pioneiro na história de nosso país e conhecer de perto seus valores e costumes”.

O indígena Thyrry Pataxó destacou a importância da homenagem, como forma de resgatar a memória do seu povo. Ele disse que o Brasil tem esquecido um pouco da cultura e tradições indígenas. “Esse momento serve para mostrar o nosso lado real de  um povo humilde, batalhador, que vem lutando ao longo dos anos pelos seus direitos”, frisou o pataxó.

O BARRACO DE JACK CAIU


A Polícia Civil de Itabuna prendeu em flagrante agora há pouco Jaqueline Silva Lisboa, de 26 anos, e um mototaxista quando trafegavam pela BR 415 rodovia Ilhéus-Itabuna, sob acusação de tráfico de drogas. Os agentes apreenderam aproximadamente 2 kg de pasta base de crack em poder da mulher ainda na pista e, mais R$ 6 mil, em dinheiro na casa dela, no bairro de Fátima.

Segundo Jaqueline, a droga foi comprada por R$ 18 mil.

Os dois acusados foram levados para o Complexo Policial.

Homem é executado com tiro de 12 na Rua do Paty

 
Ivanildo Souza Nascimento,29 anos foi executado na madrugada deste domingo(18), com 2 tiros de Escopeta Calibre12. Um tiro atingiu a região abdominal, e o outro na coxa direita.
 
O crime aconteceu na Rua do Paty, bairro São caetano, e segundo testemunhas três homens participaram do assassinato, mas fugiram sem ser identificados.
 
Uma cápsula da arma foi encontrada e levada para pericia, os agentes investigam se Ivanildo tinha participação com tráfico de drogas.
 

Próximo CD de Claudinha pode ter participação de artista internacional

Nem a previsão de tempestade desaninou os fãs de Claudia Leitte a assistirem ao show da cantora em Miami. Pouco antes de participar do Brazillian Day, a cantora deu a entender que seu próximo show pode ter participação de algum artista internacional. 'Há surpresas sim!', respondeu quando perguntada sobre asssunto. 


Cantora está em Miami para comandar o Brazillian Day

A cantora cantou ainda que sua participação no evento serve para reforçar sua presença no mercado latino. 'A história já começou a se desenrolar um pouco antes, mas faz parte do processo com certeza', disse. Em Miami, Claudia vai mostrar uma versão reduzida da sua turnê 'O Samba'. Por uma questão de logística, não foi possível levar todo o cenário para os Estados Unidos.

Segundo informações de notícia publicada no site Ego, a cantora também adiantou que o figurino que vai usar lá é o mesmo que tem usado no Brasil. Acompanhada do filho Davi, a cantora contou que não terá tempo de levar o pequeno para conhecer a Disney.

Botafogo acaba com o tabu, vence o Flamengo e é campeão carioca


Depois de três anos de espera e decepção, o torcedor alvinegro pode soltar com toda a força o grito: o Botafogo é o campeão do Campeonato Carioca de 2010. Um título incontestável e, o melhor, em cima do grande rival: o Flamengo. Com a vitória por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã, o Alvinegro conquistou a Taça Rio. E como também já havia ganho a Taça Guanabara levanta o troféu sem a necessidade de uma final. A última vez que um clube venceu os dois turnos do Estadual foi em 1998, com o Vasco (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).

A vitória veio com dois gols de pênaltis. E dos dois artilheiros. Herrera e El Loco Abreu cobraram muito bem, sem chance para o goleiro Bruno, conhecido por ser um grande pegador de penalidades. Vagner Love, que termina como artilheiro do Campeonato Carioca com 15 gols, descontou. Foi uma partida nervosa, com 15 cartões amarelos e duas expulsões.

Os últimos minutos foram emocionantes, com o goleiro Jefferson defendendo um pênalti cobrado por Adriano, o maior ídolo rubro-negro. Após o apito final, os alvinegros caíram emocionados no gramado, se abraçaram como nunca. O presidente Maurício Assumpção desceu para o campo chorando de emoção.

O título vem com gosto de vingança. O Botafogo havia perdido as últimas oito decisões para o Flamengo: a Taça Rio de 1991 e 2009, o Campeonato Brasileiro de 1992, a Taça Guanabara de 1995 e 2008, e o Campeonato Carioca de 2007, 2008 e 2009. Mas o trauma acabou.

DESCONHECIDO ENCONTRADO MORTO NA MANGABINHA

Bairro da Mangabinha. Um bairro dominado pela violência
Um homem de identidade ignorada, foi encontrado morto na manhã de hoje, na rua Rio Bahia, no bairro da Mangabinha. A policia civil ainda não chegou ao local para efetuar o levantamento cadavérico. O desconhecido foi assassinado em um local de dificil acesso, no final da rua.

MORTO COM UM TIRO DE 12 NO PATY

Por radar notícias

Ivanildo Souza Nascimento,29 anos foi executadona madrugada deste domingo com 2 tiros de Escopeta Calibre12. Um tiro atingiu a região abdominal, e o outro na coxa direita.

O crime aconteceu na Rua do Paty, bairro São caetano, e segundo testemunhas três homens participaram do assassinato, mas fugiram sem ser identificados.

FERRUGEM FOI EXECUTADO


Foi assassinado de forma brutal nesta noite de sábado, 17, o foragido da justiça Rivanildo Santos, mais conhecido no mundo do crime como “Ferrugem”, morador do bairro Santo Antônio. A vítima sofreu tiros na cabeça e coronhadas quando estava próximo ao final de linha do bairro Sinval Palmeira.

“Ferrugem” teria discutido com um comparsa da criminalidade no local mencionado, em seguida um morador ouviu os disparos, além de ver as pancadas com o cabo de uma arma de fogo na cabeça e no rosto da vítima.xilindró web

sábado, 17 de abril de 2010

O estado garante que vai aumentar a verba do HBLEM para 2 milhões

Este blog hoje teve um contato com a Sessab que confirmou que o governo de Jaques Wagner já autorizou através do secretario de saúde Jorge Solla, o aumento do repasse mensal do Hospital de Base, que é de 1.5 milhões para 2.0 milhões mensais, com isso o governo atende uma reivindicação do governo de Azevedo através do secretario de saúde Antônio Vieira.
Mesmo assim existem uma boa parte da população organizada que acham que isso não vá resolver, entendendo que o problema é da diretoria que é capenga!

Parcerias viabilizam cursos para o Bolsa Renda Municipal


Uma parceria institucional, entre a Prefeitura de Itabuna, Ceplac, Microlins, Incamilho, Viação Rio Cachoeira e São Miguel, e o Lar Fabiano de Cristo, está viabilizando a realização de cursos de qualificação profissional voltados à geração de renda e inclusão social para famílias atendidas pelo Programa de Bolsa Renda Municipal. Os cursos, nas áreas de fabricação de doces caseiros, compostagem e horticultura, informática, fabricação de colméia e apicultura, jardinagem e paisagismo, envazamento de mel em sachê e de cerâmica artesanal, serão ministrados no Centro de Treinamento do Cepec. Segundo o coordenador do Programa Bolsa Renda Municipal, Alisson Silva, cada curso terá três meses de duração e deve atender a uma média de 15 alunos por turma. Hoje, o programa assiste a 300 famílias em situação de pobreza, com renda de R$ 2 a R$ 4 por pessoa/dia.
O coordenador explica que estão em andamento os cursos de fabricação de doces caseiros, com aulas na fábrica de chocolate do Cepec; de compostagem e horticultura e de informática, estes dois últimos no Centro de Treinamento do Cepec. O curso de informática foi aberto por Ronaldo Simas, ministrando noções básicas, e terá continuidade com a equipe de instrutores da Microlins, que se integrou à parceria social do programa.
As empresas de transporte São Miguel e Rio Cachoeira estão cedendo ônibus para o transporte dos alunos. A Incamilho doa a merenda, enquanto a Ceplac oferece espaço para aulas e instrutores para cursos de alimentos, horticultura e jardinagem, ficando com a Microlins a área de informática.
Allison Silva explica que, após cada curso, destinado a um integrante de cada família beneficiada pelo programa, será oferecido acesso ao mercado de trabalho formal ou então incentivo para o empreendedorismo visando à geração de renda.
Waldirene Pereira Bispo, com a sétima série concluída, conta que optou pelo curso de informática em função da facilidade na oferta de vagas pelo mercado de trabalho, em função da exigência de conhecimento específico nesta área.
Além de optar pela informática como uma ferramenta imprescindível para o dia a dia das pessoas, Maria do Carmo Mendes de Andrade pretende, se possível, frequentar numa fase posterior cursos voltados para idiomas, mas que ainda não foram projetados para o programa.

NOIADO FOI ESPANCADO POR POPULARES

Marcelo Bastos, 21 anos, morador no bairro Maria Pinheiro, foi espancado hoje a tarde, na rua São Jorge, no bairro São Caetano. Ele está sendo acusado de roubar um salão de beleza,próximo a feira do São Cae

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ITABUNA REFORÇA A SEGURANÇA

O comando da Guarda Civil Municipal, garante mais segurança na cidade
As motos farão parte da ronda no patrimônio público
A Guarda Civil Municipal de Itabuna, com um efetivo de 244 profissionais, receberá R$ 647 mil do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania para investimento em cursos de capacitação, equipamentos e melhoria dos serviços de proteção do patrimônio público. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Tenente Manoel Cerqueira Filho, o programa prevê a incorporação de mais oito motos – já existem quatro em operação – e mais três viaturas de patrulhamento, tipo Ranger , que vão operar na proteção do Centro Administrativo, da rede escolar e de postos de saúde, bem como de edifícios e praças públicas.

TÉCNICA DE ENFERMAGEM ESTRANGULADA EM APARTAMENTO


TRANCOSO - O assassinato da técnica de enfermagem Antonia Maria Alves de Souza, 27 anos, deixou indignada a comunidade de Trancoso, no litoral Sul de Porto Seguro. O corpo foi encontrado em seu apartamento.

O cadáver, que apresentava indícios de estrangulamento e de violência sexual, estava envolto em lençóis e edredons. O suspeito do crime, o professor de capoeira Ricardo Fonseca de Oliveira, 35 anos, dono da vila de apartamentos onde Antonia morava, foi preso pouco tempo depois.

Ricardo, de acordo com a polícia, pretendia retirar o corpo do apartamento e levá-lo em um veículo para um local desconhecido, onde iria desová-lo. Ainda segundo os policiais, por volta das 7h da manhã ele usou o cartão de crédito de Antonia para comprar sacos de lixo em um estabelecimento comercial, que fica a cerca de 50 metros do condomínio

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CUIDADO! vacinas falsas contra a nova gripe

Anvisa emitiu um alerta contra vacinas falsas da nova gripe. O órgão alerta que as vacinas contra o H1N1 não podem ser compradas em farmácias ou drogarias. Quem não estiver nas faixas etárias cobertas pela campanha de vacinação, pode tomar a dose somente em hospitais ou clínicas particulares autorizadas pelo órgão.
A Polícia Federal apreendeu em farmácias de Minas Gerais doses falsificadas contra o H1N1. Elas imitavam medicamentos fabricados por um laboratório francês. Quem recebeu as doses falsificadas deve procurar um médico para monitorar reações adversas.

Cordec confirma 31 municípios em estado de emergência na Bahia

A Defesa Civil do Estado (Cordec) confirmou nesta sexta-feira (16) que as chuvas que atingiram a Bahia entre os meses de março e abril fizeram com que 31 municípios entrassem em estado de emergência. Até o momento, os municípios de Apuarema, Cairu, Candeias, Cícero Dantas, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Itagimirim, Itamaraju, Itamari, Itanhém, Itapetinga, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Nazaré, Potiraguá, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz da Vitória, Santo Amaro, São Sebastião do Passe, Simões Filho, Teolândia, Vera Cruz, Dias D´Ávila, Wenceslau Guimarães, Saubara e Salvador decretaram estado de emergência.

Prefeitura realiza ajustes no projeto das obras em canal


Uma equipe de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, coordenados pelo secretário Fernando Vita, e do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), está ultimando os ajustes no projeto de drenagem do canal do Lava-Pés e urbanização da avenida Amélia Amado.

A obra de R$ 12 milhões, segundo o secretário de Administração, Gilson Nascimento, deverá ser liberada ainda nos próximos dias com as mudanças acatadas pela Prefeitura de Itabuna.

Gilson Nascimento destaca ainda que, além dos ajustes técnicos que vão permitir o início das obras, foram de fundamental importância as gestões realizadas com o apoio do deputado estadual Luiz Argôlo, do PP, para viabilizar a execução do projeto.

Ele lembra que as obras já foram licitadas e agora dependem apenas da publicação da outorga no Diário Oficiai. A expectativa é de que os trabalhos comecem ainda no final deste mês ou no início de maio.

Flamengo vai manter escudo da CBF e “hexa”; Sport promete entrar na Justiça


Em meio a toda polêmica em cima do dono da “Taça das Bolinhas”, o Flamengo decidiu que não vai retirar do uniforme o escudo da CBF com a frase “hexacampeão brasileiro”. A entidade que comanda o futebol brasileiro também não vê problema nisso, apesar de considerar o clube carioca oficialmente apenas pentacampeão.
Como atual campeão nacional, é um direito do Flamengo usar o escudo da CBF durante a temporada. E o clube carioca pode escrever o que quiser no próprio uniforme. Assim como a camisa da seleção brasileira tem a frase “nascido para jogar futebol”, a do Flamengo pode ter escrito “hexacampeão brasileiro”.
Mas se para a CBF não há problema, o Sport promete lutar para o Flamengo tirar a frase do uniforme.
- O Sport vai entrar com ação judicial junto à fornecedora de material esportivo Olympikus para que todo o material alusivo ao “hexacampeonato” do Clube de Regatas Flamengo seja retirado do mercado – disse o vice jurídico do clube pernambucano, Eduardo Carvalho.

CHUVA FAZ PRIMEIRA VÍTIMA EM ITABUNA


A chuva que vem caindo em Itabuna durante todo o dia desta quinta-feira (15),causou um deslizamento de terra no bairro Daniel Gomes, o muro de uma residência caiu causando ferimentos em uma criança de 3 anos.

Várias ruas do centro da cidade estão alagadas. O Corpo de Bombeiros está em alerta para possíveis ocorrências, qualquer emergência ligar para o telefone 193.

Projeto da LDO prevê salário mínimo de R$ 535,91 para 2011


O Projeto da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011, que foi encaminhado nesta quinta-feira ao Congresso Nacional, prevê que o salário mínimo para o próximo ano seja de R$ 535,91 – o valor atual é de R$ 501,00. O projeto é otimista em relação ao crescimento na economia, mas cauteloso em relação aos juros, por causa da necessidade de controle da inflação.

A expectativa é que nos próximos três anos o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seja da ordem de 5,5%. Em 2011, 2012 e 2013 a taxa de inflação esperada é de 4,5%. Já a taxa de juros (Selic) deverá se situar em 8,75%  para os três anos, segundo dados constantes da página eletrônica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ainda em relação ao salário mínimo, o projeto faz previsão para os anos de 2012 e 2013, com valores de R$ 588,94 e 649,29, respectivamente.

De acordo com o Ministério do Planejamento, as metas fiscais para o triênio 2011-2013 foram estabelecidas tendo em vista as mudanças ocorridas na economia mundial e a necessidade do setor público de responder aos desafios da nova ordem, estimulando o mercado doméstico de modo a retomar o crescimento da economia e o aumento do nível do emprego e renda.

A previsão contida na LDO é de receitas de R$ 936,4 bilhões e despesas de R$ 854,7 bilhões, com a manutenção de meta de superávit primário de 3,3% do PIB para o conjunto do setor público.

Em termos nominais, a meta estabelecida no projeto de lei será de R$ 125 bilhões para o setor público consolidado, sendo R$ 81 bilhões para os Orçamentos Fiscal e da Seguridade, e R$ 7,6 bilhões para o Programa de Dispêndios Globais das estatais.

ívea Stelmann está namorando o jogador de polo João Paulo Ganon


A atriz Nívea Stelmann, que interpretou a personagem Kátia na novela "Cama de Gato", da Rede Globo, confirmou na última quarta-feira, dia 15, para o portal "Telenotícias", que está namorando o jogador de polo João Paulo Ganon.

"Estou namorando o João Paulo sim. Mas não quero entrar em detalhes", limitou-se a atriz.

João Paulo é ex-namorado da também atriz Ana Paula Arósio e da jogadora de vôlei Ana Paula.

Universidade para Todos abre 12,9 mil vagas para estudantes da rede pública


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) inscreve até o dia 26 deste mês para novas turmas do programa Universidade para Todos - o pré-vestibular social gratuito do governo estadual. Estão sendo oferecidas 12,9 mil vagas em 258 turmas destinadas a estudantes ou quem já concluiu o terceiro ano do ensino médio na rede pública na capital e interior do estado.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir aos locais de inscrição das 8h às 12h e das 14h às 18h, portando os originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e atestado emitido pela unidade escolar em papel timbrado (estudantes do terceiro ano) ou histórico escolar (para quem já concluiu).

A relação dos candidatos inscritos será divulgada no dia 5 de maio, nos sites da Secretaria da Educação do Estado e da universidade. As matrículas devem ser efetivadas no período de 24 a 28 de maio.

As aulas, que têm início previsto para 31 de maio, serão ministradas em 54 pólos, localizados em 83 municípios baianos, por monitores selecionados entre estudantes de graduação e pós-graduação da Uneb e de outras instituições de ensino superior. A Uneb responde por mais de 70% dos municípios contemplados pelo programa Universidade para Todos. Aproximadamente seis mil estudantes já foram aprovados em vestibulares após terem acesso ao curso.