domingo, 31 de janeiro de 2010

Jornada da Direc-7 debaterá práticas pedagógicas

Professores da rede estadual de ensino participam, entre os dias 4 e 10 de fevereiro, da 4ª Jornada Pedagógica da Secretária da Educação/ Direc-7. O evento será realizado inicialmente no Grapiúna Tênis Clube (dia 4) e marcará o início do ano letivo de 2010. O tema desse ano será “Organização do Trabalho Pedagógico: os educadores e suas práticas”.
De acordo com a diretora da Direc-7, Miralva Moitinho, esse é o momento para os educadores dialogarem e refletirem sobre as práticas cotidianas da escola. “Vamos discutir coletivamente o planejamento pedagógico, sistematizando experiências e projetos em comuns, orientados pela base teórica dos Princípios e Eixos da Educação na Bahia”.

GUERRA CONTRA A DENGUE CONTINUA NESTE SÁBADO

 
A mobilização será realizada nos bairros da Zona Norte da cidade
O grande mutirão contra a dengue, que envolve mais de 1.500 servidores públicos municipais em Itabuna, além de contar com a colaboração de órgãos como a Polícia Militar, realiza, neste sábado (30), a sua terceira edição. Ao todo, 18 bairros e milhares de imóveis já foram vistoriados e os moradores receberam orientações sobre como evitar a proliferação do transmissor, o Aedes aegypti.
Neste sábado, os bairros visitados serão o João Soares, Fátima, Parque Verde, Califórnia, Nova Califórnia e Parque Boa Vista. A ação, que tem natureza principalmente educativa, também promove a eliminação mecânica de focos, com o recolhimento de objetos como pneus, garrafas e vasilhames que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito da dengue.
Para mensurar os resultados do mutirão, a Secretaria Municipal da Saúde aplica uma ficha de avaliação, destinada à coleta de dados nos domicílios visitados. “Temos observado uma queda nos índices de infestação nos bairros onde houve o mutirão”, afirma o secretário Antônio Vieira, acrescentando que a luta contra a dengue é tanto do governo quanto da sociedade.
“As pessoas precisam tomar o máximo de cuidado para não deixar que o mosquito se reproduza em caixas d’água descobertas e até nos seus quintais”, salienta. Em 2009, a dengue atingiu mais de 14 mil pessoas em Itabuna. Nove delas não sobreviveram.

UESC MATRICULA APROVADOS DIA 3

A matrícula dos aprovados será feita na próxima semana, entre os dias 3 e 5, nos colegiados. O candidato pode matricular-se das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Campus Soane Nazaré de Andrade, bairro Salobrinho, em Ilhéus.

Para saber a documentação exigida no ato da matrícula, o candidato deve acessar o site www.uesc.br. As provas do vestibular foram aplicadas entre os dias 10 e 12. Mais de 13 mil candidatos se inscreveram, 2 mil desistiram.
2:00 AM   |  

EMPREGO NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM ITABUNA

Nada menos que 400 operários contratados pela empresa FM Construtora trabalham em uma área do bairro São Roque, onde serão construídos os quase 1 mil apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. O projeto, do Governo Federal, está sendo executado por meio da parceria com a Prefeitura de Itabuna e prevê ainda a contratação de mais mão-de-obra.
Os prédios terão quatro apartamentos por bloco e cada unidade é composta de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de quadra de esporte e área de lazer, infantil. A obra, que deverá ser concluída em 2011, está orçada em R$ 20, 3 milhões e é financiada pela Caixa Econômica Federal.
O Programa Minha Casa Minha Vida visa beneficiar as famílias de baixa renda, permitindo a realização do sonho da casa própria. A iniciativa contribui para o aquecimento dos setores imobiliário, da construção civil e ainda para a redução do índice de desemprego, graças à grande demanda por mão-de-obra. Alguns dos profissionais que atuam no projeto afirmam que estavam desempregados há muito tempo.
Rosenildo dos Santos Alves, 43 anos, morador do bairro Santa Inês e pai de sete filhos; Robson Santos Silva, 31 anos, do Parque Boa Vista e Antônio Domingos Cruz, 48 anos, que mora no Pedro Jerônimo com seus quatro filhos, são exemplos de ex-desempregados que hoje trabalham na obra, com carteira assinada. Além do salário mensal, eles têm direito a Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias e 13o salário.
“Eu passei muito tempo fazendo bico, com uma renda pequena que mal dava para sustentar uma pessoa, quanto mais muitos filhos em casa. Não era sempre que conseguia o suficiente para o alimento”, conta Rosenildo Alves. Antônio Cruz atesta que o emprego tem lhe assegurado mais tranquilidade. “Me sinto mais seguro porque sei que vou ter meu salário no final do mês”, afirma

QUALIDADE DO RESTAURANTE DO POVO É ATESTADA POR FREQUENTADORES










Funcionando bem no coração da cidade, o Restaurante do Povo de Itabuna, desde quando foi reaberto, em julho do ano passado, tem sido uma referência em refeições de boa qualidade e de custo acessível. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 14h30min.
A aposentada Meire da Conceição Alves, moradora do centro da cidade, diz que dá graças a Deus pelo restaurante. “Se a comida é deliciosa, o preço é melhor ainda”. Ela afirma que conhece o funcionamento e percebe a higiene do local e o bom atendimento que, segundo ela, fazem a diferença tanto quanto a boa comida.
Meire não é a única. O vendedor ambulante Antônio Batista, do bairro de Fátima, também é outro que almoça todos os dias no restaurante. Destaca que sentiu falta durante o período em que ficou fechado para reformas. “A comida é excelente e tudo também é muito limpo, sem falar no bom atendimento que temos aqui”, reconhece.
O preparo dos alimentos tem acompanhamento da técnica em nutrição, Vera Lúcia Pereira Daltro. Segundo ela, há uma preocupação muito grande em oferecer uma alimentação saudável e equilibrada, sem condimentos e com menor quantidade de sal e gordura.

ITABUNA PERDE MAIS UMA

A quinta rodada do Campeonato Baiano foi marcada por surpresas e a constatação de que os times sul-baianos são candidatos ao rebaixamento a persistir nesse ritmo.
As surpresas ficaram por conta da derrota do Bahia para o Bahia de Feira, em Pituaçu, por 3×5, e o empate do Vitória em 2×2 com o Flu de Feira, no Jóia da Princesa.
Ainda no sábado, o Colo Colo, de Ilhéus, foi a Feira e acabou goleado por 4×0 pelo Feirense (pois é, as surpresas positivas do interior vieram da cidade Princesinha do Sertão).
O Tigre Ilheense está na lanterninha do Grupo 1, com 3 pontos. Há pouco, o Itabuna não teve melhor sorte. Até que suportou a pressão do Vitória da Conquista, mas levou gol aos 48 minutos do segundo tempo. Perdeu por 1×0 no estádio Lomanto Júnior.
O Azulino sul-baiano manteve-se em terceiro lugar no Grupo 2, liderado pela surpreendente Camaçari, que tem 8 pontos. Já o time de Conquista assumiu a liderança isolada do Grupo 1, com 12 pontos em 15 disputados.
Resultados da 5ª rodada
Feirense 4×0 Colo Colo
Vitória da Conquista 1×0 Itabuna
Fluminense 2×2 Vitória
Bahia 3×5 Bahia de Feira
Ipitanga 2×1 1 Atlético
Camaçari 2×2 Madre de Deus

Com três gols de Adriano, Flamengo troca amor pela raça e vence Flu de virada

 
Não deu no amor, mas o Flamengo pegou emprestado o termo “guerreiros” do Fluminense e conseguiu o improvável neste domingo. Depois de ser massacrado no primeiro tempo, o time rubro-negro reagiu e, mesmo com um menos por 30 minutos, venceu por 5 a 3, no Maracanã. 

Dodô faz três, Vasco vence outra e fica próximo da semifinal do primeiro turno


Dodô marcou três vezes e garantiu a vitória do Vasco sobre o Friburguense
Após marcar três na goleada sobre o Botafogo por 6 a 0, Dodô repetiu a dose e fez os três na vitória do Vasco sobre o Friburguense por 3 a 0, na tarde deste domingo, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela quinta rodada do grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. Com o triunfo, a equipe cruzmaltina está muito próxima da vaga à semifinal.

FRIBURGUENSE 0 x 3 VASCO

NOVO CD DE CALCINHA PRETA " A MELHOR BANDA DE FORRÓ DO BRASIL " VOLUME 22




Musicas

01-Saia e Bicicletinha
02-Você Não Vale Nada
03-Arrasou
04-Como Fui Me Apaixonar (Helo)(Feat. Beyoncé)
05-Pegando Fogo
06-Você de Volta
07-Me Libera
08-Hoje Á Noite (Alone)
09-Novo Namorado
10-Pense em mim
11-Amor Dividido
12-Agua que Passatinho Nao Bebe
13-Chora, Me Liga
14-Voa Beija - Flor
15-Balanco do Amor
16-Não se Apaixone, Nao
17-Vou Fazer Pirraça
18-Me Joga no Google
19-Beija na Boca
20-Tá Estourado
21-Kelly
22-Eu Amo Demais
23-É Seu Amor queu quero

Regina Volpato pode ir para a Record

  A apresentadora Regina Volpato pode estar se mudando para a Record para fazer um programa vespertino na emissora. Regina fora apresentadora do programa Casos de Família, nas tardes do SBT, saindo da emissora em 2009; e agora, na Record iria competir com o programa, que atualmente é apresentado por Christina Rocha, pela vice-liderança.

Xuxa renovou contrato com a Globo até 2012

Na virada do novo ano, a apresentadora Xuxa Meneghel renovou contrato com a Globo até o ano de 2012, ou seja, por mais três anos. Em 2010, Xuxa continuará apresentando o TV Xuxa, programa matinal exibido aos sábados; e deve continuar, também, com o seu especial de Natal, costumeiramente apresentado na noite do dia 24 de dezembro, logo após a novela das oito.

FEIJOADA DO TARIK PROMETE INOVAÇÕES NA SUA 8ª EDIÇÃO

A oitava edição da Feijoada do Tarik promete mesmo bombar mais uma vez, com muitas novidades em sua versão 2010. O lançamento do evento, semana passada para a imprensa e convidados especiais, foi realizado em paralelo ao show de Nico Resende, ao lado do seu parceiro itabunense Paulinho Lima, com direito a uma canja de Marcelo Ganem acompanhado pela banda Encontros durante o Boteco Carioca, no Tarik Fontes Plaza Hotel.
.
A empresária Josefina Vervloet Fontes fez um histórico da Feijoada do Tarik, iniciada há oito anos e que se tornou um case de sucesso, como uma oportunidade de confraternização e de encontro entre amigos, reunindo num clima carnavalesco empresários, políticos, profissionais liberais e artistas, além de celebridades muitas delas conhecidas nacionalmente.
.
Eduardo Fontes Neto explicou que a preocupação da coordenação do evento é com a participação do público e o padrão de qualidade que tornaram a feijoada do Tarik uma tradição e um marco na abertura do Carnaval de Itabuna e, consequentemente, da própria região. Já as inovações da festa, que vai ocorrer em 6 de favereiro, visam ampliar o espaço e o conforto dos participantes.
.
As atrações deste ano começam com Itassucy e Banda fazendo aquele sambão, prosseguindo depois com o Lordão exibindo o seu repertório para o Carnaval 2010. Já o bufê será servido a partir do meio-dia e ficará à disposição do público todo o tempo, com direito a reposição, acabando de uma vez com filas. As camisas já estão à venda e nas 100 primeiras pelo preço de R$150 e depois por R$ 200 a unidade.

Acidente mata empresária de Ubatã

Morreu na madrugada de hoje (31) após um veículo Celta virar próximo a cidade de Ubatã na BR 330, Orlesia Carvalho Santos, carinhosamente conhecida como (Léia), de 33 anos, irmã do ex-treinador do Poções Almir Neto (Netão). Ainda saiu ferido o filho dela, Victor Arthur de 5 anos.
Segundo a família, o motorista do carro e esposo de Léia, o produtor de eventos identificado com Flávio não sofreu lesões.
De acordo com as informações de amigos, Flávio ao desviar de um caminhão que vinha sentido contrário (Comendo faixa), bateu num barranco e virou. Léia, não usava cinto de segurança e foi projetada do veículo.
Nesse momento (17h25) o médico legista Rui Souza realiza a necropsia.
Léia era muito querida em Ubatã- Chegou a trabalhar na Rádio Ubatã FM e atualmente era empresaria no ramo de hotelaria.

COLISÃO DE CARRETA MATA UM

Um acidente entre duas das carretas causou a morte do caminhoneiro Adeilton Novaes de Jesus, mais conhecido por “Dedê”, 46 anos, na tarde deste sábado, 30. A colisão aconteceu na Serra do Mutum, na BR-116, por volta das 13h30.

De acordo com informações da Policia Rodoviária Federal (PRF), a batida aconteceu quando o caminhão tanque dirigido por “Dedê”, pertencente a empresa Petroserra, de placa TON-5101 (Itaquara-Bahia), foi desviar de um buraco e bateu de frente com um caminhão baú de placa DPF-4315 (Tupã-São Paulo). O veículo estava sendo conduzido por Sérgio Sidney Lopes, que saiu

[151329.jpg]

LACRAIA PRESO PELA PRF

Eleandro Rodrigues dos Santos, 27 anos, chupava tampilha em um bar as margens da BR 101 em Itabuna, quando foi abordado pelos policiais Rodoviários Federais. O acusado, conhecido como "Lacraia", era integrante de uma das quadrilhas mais violentas que atuavam tanto no Estado do Goiás como na região oeste do Estado da Bahia. Ele é acusado de praticar diversos assaltos a ônibus nos municípios de Barreiras/BA, Ibotirama/BA, Planaltina/GO e região metropolitana do Distrito Federal, além de inúmeros roubos de carga nos municípios baianos de Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Correntina, Santa Maria da Vitória, Cristópolis, Sítio do Mato, Santana e Muquém do São Francisco. 
[111743839101b186582e42d6327a0c18.jpeg]

SEGURANÇA NO TRANSPORTE ESCOLAR

A Secretaria do Transporte e Trânsito de Itabuna anuncia que nos dias 7 e 8 de fevereiro vai vistoriar os veículos que fazem o transporte escolar em Itabuna. Fiscalizar só os veículos é pouco.
O secretário Wesley Melo promete também uma palestra educativa para os motoristas, nos dias 23 e 24. Bem vinda, mas ainda assim menos que o necessário para o que se vê no dia a dia. Quem vive a realidade do trânsito itabunense sabe que esses condutores deveriam ter cursos freqüentes de reciclagem e, sobre eles, ser exercida rigorosa fiscalização.
A despeito de transportar vidas, sonhos e o futuro da sociedade, alguns desses condutores simplesmente cometem as mais absurdas infrações. Casos de alta velocidade, conversões sem o devido respeito às normas de segurança, ultrapassagens arriscadas. Tudo em nome do cumprimento do horário das escolas.
Mas, como saber quem é bom profissional nesse meio? Valeria a pena, pais e responsáveis, de vez em quando seguir por todo o itinerário esses veículos que transportam seus filhos.
Mesmo não existindo nenhum desses motoristas com um carimbo na testa, dizendo “Sou irresponsável”, é possível observar algumas ‘dicas’ que os próprios dão – involuntariamente, claro -, antes de fechar um contrato.
Uma delas é a forma como chegam para pegar os pequenos. Se, antes das sete, chegarem buzinando na porta de sua casa ou prédio, já temos aí um mal-educado no trânsito, cometendo uma infração, de quebra. Para ele também ser um irresponsável é um pulo.
Dá para observar também a forma como esse motorista se dirige e trata as crianças – as outras, que não os seus filhos, já que não os destrataria em sua frente. Vale a pena ainda verificar se o serviço tem um monitor, porque o motorista não deve ter sua atenção desviada, para reclamar e acalmar os mais danados.
E cobrar do município, que regulamenta o serviço, a garantia que essas pessoas e seus veículos e equipamentos estejam realmente preparadas para fazerem o transporte de nossas crianças.
http://www.pimentanamuqueca.com.br/wp-content/uploads/normal_transporte-escolar-3.jpg

Concurso Correios Jovem Aprendiz dos Correios 2010

Os Correios publicaram edital destinado ao provimento de vagas no Programa Jovem Aprendiz dos Correios. O processo seletivo será realizado para o preenchimento de 4.355 vagas, distribuídas em âmbito nacional. Os aprendizes recebem R$ 282,50 por 20 horas semanais, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação, uniforme e atendimento médico-odontológico ambulatorial.
As inscrições devem ser realizadas no período de 08 à 26 de fevereiro de 2010, nas Agências de Correios relacionadas no Edital e pelo site dos Correios. A taxa de inscrição é de R$ 10.
Para participar o candidato deve ter entre 14 e 21 anos e estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino fundamental.
A prova objetiva constará das disciplinas de Português, Matemática e Ciências e serão apresentadas, em um único caderno, sendo 20 questões para cada disciplina. A prova será aplicada em locais, data e horário que serão informados, com antecedência mínima de 30 dias, no site www.correios.com.br e nos jornais locais, após a contratação de empresa especializada, por licitação.
Veja os locais das vagas no Edital

POLICIA APREENDE 50 MIL NA FAVELA DO BODE

Policiais Civis apreenderam cerca de R$ 50 mil, na manhã deste sábado, 30, numa residência localizada no bairro Jardim Grapiuna (Favela do Bode), em Itabuna. Na verdade os agentes tentavam localizar uma bicicleta roubada no Centro Comercial alguns minutos antes de encontrar o dinheiro de origem desconhecida.
Na casa foi apreendido um caderno com anotações que serão averiguadas, CDs e DVDs piratas, cheques, calculadoras e três pedras grandes de Bi carbureto, pedra usada para produção de crack.
A operação teve o comando do Coordenador Moises Damasceno

MOTORISTAS MAL-EDUCADOS!

Não bastassem as dificuldades naturais, os deficientes físicos ainda precisam suportar motoristas mal-educados, como se vê no flagra abaixo, do repórter fotográfico Jorge Bitencourt. Um caminhão de uma cervejaria e uma picape estacionam em área reservada a deficientes físicos e veículos autorizados, na praça Olinto Leone, em frente à agência central do Banco do Brasil.
Em frente ao Banco do Brasil, caminhão da "loura" e picape estacionados...
sinallizaçãopraçaitabuna
... em área reservada ao banco e a deficientes.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aluna baiana de 100 anos do TOPA ganha espaço no Globo Repórter de hoje


Dona Enedina já foi assunto também do Jornal Nacional

Depois de se tornar estrela de uma matéria no Jornal Nacional, Dona Enedina, aluna do Topa – Todos Pela Alfabetização -, de 100 anos, volta ao noticiário nacional hoje, no Globo Repórter. O programa da Rede Globo vai contar a história de pessoas que, na terceira idade, continuam ativas e procurando crescer profissional ou intelectualmente. Dona Enedina, que é catadora de mariscos, começou a frequentar as aulas do programa estadual de alfabetização, por incentivo do filho de 61 anos, Lourival Rodrigues, também aluno do Topa, em Ilhéus, no sul da Bahia. Ela conquistou os baianos após dar seu testemunho no comercial do governo da Bahia,veiculado no final do ano passado na TV e no cinema.

NÃO PROCEDE A NOTICIA DO FECHAMENTO DO COLÉGIO SISTEMA

O professor Edmundo Dourado diz que não procede informaçãodando conta de fechamento do Colégio Sistema, uma das principais instituições de ensino privado em Itabuna.”Pelo contrário, estamos preparando a escola para o início do ano letivo”, sustentou. As aulas começam no dia 8 de fevereiro para a Educação Básica. Já o pré-vestibular volta na primeira semana de março.
Dourado diz não entender de onde surgiu o boato que foi motivo de nota na coluna do respeitado jornalista Eduardo Anunciação. O professor reconhece que a inadimplência tem dificultado a vida das escolas privadas, mas as adversidades estão sendo superadas.
Edmundo Dourado cita que a inadimplência no Sistema, por exemplo, beirou os 30%. Com as negociações individuais, esse percentual caiu para 24%. “Não seria uma situação que leve ao fechamento de uma escola”, sustenta.
http://www.gincanawizard.com.br/imagens/logos/colegio_sistema.jpg

CARNAVAL DE SALVADOR JÁ TEM SUA RAINHA


A estudante de administração Lorena Nagle Santos Reis, 24 anos, é a nova rainha do Carnaval de Salvador. Ela recebeu a faixa pouco depois da meia-noite, quando os jurados a elegeram a nova beldade que ocupará o trono da folia. Foram eleitas ainda as duas novas princesas: Tainá Portela dos Santos, 26, e Larissa Maria Costa Soares, 32 anos. O anúncio das vencedoras do concurso foi feito pelo músico Pepeu Gomes, que entregou a coroa para Lorena. A faixa foi passada pela rainha de 2009, Daniela Ferreira.

ASSALTANTE NÃO RESISTE E MORRE


Douglas César de Souza, 26 anos, que havia sido identificado como Wesley da Silva, internado no Hospital de Base de Itabuna, nessa sexta-feira (29) depois de ter sido baleado, com quatro tiros, dois nas pernas, um no tórax e um no abdômen, durante a tentativa de assalto a uma casa comercial, no Beco do Fuxico, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.



O autor do disparo foi o propretário da loja que Douglas, tentava assaltar, que chegou no momento em que o assaltante, rendia a funcionária da loja.O proprietário da loja teria sacado um revólver e atirou contra o assaltante, evadindo do local em seguida

NEGO JAY SE DEU MAL




Um agricultor de prenome Paulo foi preso ontem em flagrante após efetuar disparos de arma de fogo e golpes de faca contra um marginal conhecido como Nego Jai. O fato aconteceu ontem à tarde na Praça Santo Antonio em Ubaitaba. A cerca de dois anos o agricultor vem sendo ameaçado pelo elemento que por varias vezes tentou invadir sua casa e matar sua família. Segundo o agricultor varias queixas foram prestadas na delegacia, mais os policias civis não conseguiam localizar o meliante. Na tarde de ontem, Nego Jai tentou invadir a casa do agricultor quando o mesmo armado reagiu e baleou o rapaz. Nego Jai foi levado para o hospital de Base em Itabuna onde continua internado em estado grave. 

SAI RESULTADO DO VESTIBULAR DA UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) acaba de divulgar o resultado do vestibular 2010. O prazo de matrícula vai de 3 a 5 de fevereiro para quem foi aprovado para o primeiro semestre. A matrícula deve ser efetivada no colegiado do curso para o qual o aluno foi aprovado.
São 1.440 vagas para os 29 cursos de graduação da universidade. A instituição colocou à disposição dos vestibulandos um telefone para esclarecer dúvidas relacionadas à divulgação do resultado. O número é o (73) 3680-5070 / 5071.

LADRÃO SE DÁ MAL NO CENTRO DE ITABUNA

Wesley Sebastião Silva, de 26 anos – se deu mal agora há pouco na transversal mais famosa de Itabuna. O (Beco do Fuxico). Conforme um comerciante, o homem ao tentar assaltar uma mulher foi baleado por outro comerciante que percebeu a ação do suposto bandido.



Uma viatura do SAMU foi acionada e levou o baleado para o Hospital de Base. Segundo as primeiras informações policiais, o tiro teria atingido acima do peito do ladrão.





Durante o atendimento ele gritava de dor e clamava para alguém telefona para esposa dele: “Pelo amor de Deus liga para minha esposa aí”.

MARIDO DE MARGARETH MENEZES DETIDO POR DESACATO






Foi detido por desacato a policiais por volta das 20h30 desta quinta-feira (28) o artista plástico itabnunense Robson Costa, 42 anos, marido da cantora Margareth Menezes. Robson teria se negado a parar em uma blitz em frente a casa de shows Cais Dourado, no Comércio - onde a cantora se apresentava na noite de ontem.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O MAIS NOVO FENÔMENO DA BAHIA O REI DA PALOMBA

FESTA DO CENTENÁRIO, SÓ AGUARDAR PRA VER!

APLB volta a Porto Seguro insatisfeita, mas não desanimada



A direção da APLB de Porto Seguro e comitiva saíram da reunião, ontem, 26, em Salvador, com o secretário da Segurança Pública, César Nunes, sem novidades sobre o crime que abalou o município: o assassinato dos professores e dirigentes sindicais Álvaro Henrique e Elisney Pereira, fazem quatro meses.
 Acompanharam o encontro os deputados petistas Zé Neto e professor Valdeci, deputado federal Luis Bassuma (PV) e o presidente da CUT, Martiniano Santos. Na reunão, que levou 30 minutos, o secretário César Nunes informou que a investigação corre em segredo de justiça e que por isso não poderia revelar nada sobre a apuração. No início do mês foi ouvido o secretário de governo, Edésio Lima, sobre quem recai muitas suspeitas, principalmente, depois que o seu motorista foi também assassinado de forma misteriosa.
 Para o presidente da APLB de Porto Seguro, Jurandir Nascimento, "forças políticas conhecidas procuram impedir as investigações e punição dos mandantes e executores dos crimes, mas, a sociedade do município e a Bahia não vão permitir que isso aconteça". Ele cobrou do secretário César Nunes mais empenho nos trabalhos e apoio ao delegado Evi Paternostro, que apura o caso, para a elucidação dos crimes e punição dos culpados.
 O deputado Luis Bassuma, que acompanha o caso desde o início, pediu aos deputados petistas que sejam coerentes com o passado deles (Zé Neto e professor Valdeci) e façam com que o governo Wagner se empenhe de verdade nesse e em outros casos, para mostrar a Bahia que crimes de mando e sob orientação política não têm mais lugar no Estado. Segundo ele, depois do assassinato do motorista do secretário Edésio Lima, ficou claro a natureza política dessa violência que abateu pais de famílias e que uma máfia age para abafar o caso.
 Bassuma e os professores defenderam a realização de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados em Porto Seguro e uma ação mais enérgica do governo estadual.

A Fazenda 3 ainda não tem data de estreia prevista

O reality show A Fazenda 3 ainda não possui data de estreia prevista na Rede Record. Segundo o colunista Flávio Ricco, alguns setores da emissora defendem que o programa deve começar em maio, servindo como opção ao período da Copa do Mundo. Outros setores defendem que deve começar em outubro, mas tudo isso deve ser resolvido numa reunião que acontecerá na próxima semana na emissora.

A VIOLÊNCIA NÃO DA TRÉGUA

DETONARAM O MENOR EM MATAGAL

Walas Souza de Oliveira, 17 anos, morto com sete tiros na noite de ontem, no bairro do Alecrim em Eunápolis. Não era viçiado e morreu porque dias antes, defendeu o primo contra uma gangue. Tinha problemas neurologicos e foi raptado de casa por dois homens, que o levaram para o matagal e junto com mais cinco elementos que estavam a espera, executaram o menor.

PERIGO NA AVENIDA MÁRIO PADRE

Na avenida Mário Padre, em frente ao antigo Boulevard, hoje Casa do Agricultor, cenas como estas são comuns: ciclistas e motociclistas aproveitam a rampa para pedestres e cadeirantes e ‘dão’ uma roubadinha para trafegar pela pista contrária.
A faixa para pedestres é ignorada. Seria bom se a equipe da Secretaria de Transporte e Trânsito, ávida em suas canetadas na Cinquentenário, desse uma passadinha por lá.

Criança e mulher dão "roubadinha" em cima da faixa de 
pedestre...


... e são acompanhados por um motociclista em manobra arriscada.

Presos sem visitas em Itabuna


Uma faixa foi colocada nesta manhã alertando aos os usuários do serviço público em Itabuna:  “Visitas Suspensas”.
Agora há pouco alguns parentes de presos estiveram no Complexo Policial para tentar entregar algumas roupas  e tiveram o acesso negado. Segundo uma irmã do preso Valério Geraldo de Almeida, preso por força de um mandado de prisão preventiva pela Polícia rodoviária Federal, o detento vai ter que ficar com as roupas do corpo.

ROTAM APREENDE PRAMIL COM ADOLESCENTE

A venda de Pramil é ilegal
Um adolescente de 17 anos, morador do bairro São Lourenço, em Itabuna, acaba de ser apreendido pela Polícia Militar (ROTAM) sob acusação de descaminho (Contrabando). Segundo os policiais, após uma ronda de rotina próxima a residência do infrator, foi possível  apreender 14 comprimidos de PRAMIL (Estimulante sexual) e dois pacotes de cigarros importados.
Nesse momento o menor acompanhado pelo pai está sendo ouvido pelo delegado plantonista Marlos Macedo e deve ser liberado

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SAI O RESULTADO DO ENEM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou há pouco o resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro. Para ter acesso à nota, o estudante pode apresentar o número de inscrição ou CPF e a senha do Enem.
Clique aqui para conferir o resultado
O estudante pode utilizar a nota do Enem para o acesso a universidades federais e bolsas do ProUni em instituições particulares de ensino superior. De acordo com o MEC, são 48 mil vagas oferecidas em universidades e escolas técnicas federais, além de 160 mil bolsas do ProUni.
A disputa pelas vagas em instituições federais de ensino começa na próxima sexta-feira, 29, às 6h, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação. A inscrição vai até o dia 3 de fevereiro, no site do SISU


...

TV CABRÁLIA/RECORD NEWS DEMITE EM MASSA

As últimas informações dão conta de que passa de 30 o número de demitidos na TV Cabrália/Record News.
Após desativar a sucursal de Vitória da Conquista, a direção da emissora em Itabuna decidiu também acabar com o escritório que atendia aos mais de 20 municípios do extremo-sul do Estado, instalado em Porto Seguro, e demitir a equipe de jornalismo que atuava em Teixeira de Freitas.
Oficialmente, a direção da emissora não se pronuncia. A “tesourada” não se limitou às sucursais. Na sede da TV Cabrália, foram demitidos repórteres, câmeras e técnicos contratados no período de expansão da emissora. Programas gerados no extremo-sul e sudoeste da Bahia estão sendo (ou foram) extintos.
É mais um triste capítulo na história da primeira emissora de televisão do interior do Norte/Nordeste brasileiro.
TV demite em massa: crise?


ESTADO ENTREGA NOVAS VIATURAS ÀS POLÍCIAS

Viaturas serão entregues às 9h30min desta quinta (Foto Robson 
Mendes).
Viaturas serão entregues às 9h30min desta quinta .
O governo do estado entrega às polícias civil e militar, nesta quinta-feira, 28, 65 viaturas novas, em solenidade na sede da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Salvador. As viaturas serão usadas para policiamento na capital e interior do estado.
Dos 65 veículos, oito serão  à polícia técnica para a remoção de cadáveres (rabecões), além de duas ambulâncias para a Polícia Civil. A entrega das viaturas ocorre no mesmo dia em que a Polícia Civil deixará de fazer a custódia (guarda) de presos.

MEC confirma divulgação do resultado do Enem na quinta-feira


Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados nesta quinta-feira, dia 28. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de que as notas estejam disponíveis ainda pela manhã.
Cerca de 2,6 milhões de estudantes participaram do exame, nos dias 5 e 6 de dezembro. A data de divulgação do resultado foi antecipada, uma vez que, inicialmente, a previsão era de que ele só saísse em fevereiro.
Com a nota em mãos, a partir de sexta-feira (29), os estudantes poderão se candidatar a uma vaga nas universidades federais que aderiram ao Enem em substituição ao vestibular. Isso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada, cuja regulamentação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
O sistema estará disponível ainda hoje no site do MEC.

CALCINHA PRETA TEM NOVA DANÇARINA


 Yasminny Menezes e a nova dançarina da banda Calcinha Preta. A bela pernambucana de Olinda estava na banda Saia Rodada resolveu alçar vôos mais altos na banda sergipana.

Policiais civis aprovam paralisação

Foto: SINDIPOC Carnaval da Bahia pode ficar sem Polícia Civil
Após a assembleia realizada ontem, 26, em Salvador pelo SINDPOC (Sindicato dos Policiais Civis do Estado Bahia) ficou decidido entre outras reinvidicções que as visitas de presos estariam suspensas nas cadeias públicas do estado. Em Itabuna, nesse momento parentes de detentos aguardam uma decisão da polícia para saber se vai acontecer ou não a visita.

PROFESSORES FICAM SEM SALÁRIO E ANO LETIVO É ADIADO

ILHÉUS NÃO PAGARÁ PISO NACIONAL A EDUCADORES

Enilda: ameaça de greve em Ilhéus (Foto JBO).
Enilda: ameaça de greve (Foto JBO).
A situação dos educadores da rede municipal de Ilhéus é mais do que complicada. Parte dos profissionais ainda não recebeu o salário de dezembro e toda a categoria ainda não viu ‘pingar’ o terço de férias que deveria ter sido pago no início do mês.
A prefeitura alega dificuldades de caixa. A presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus, Enilda Mendonça, anuncia que os educadores podem iniciar o ano letivo em greve, caso o município não esteja em dia até lá.
E a prefeitura encontrou um paliativo para ganhar tempo e tentar contornar o problema. Vai adiar o início do ano letivo para… 16 de março! Para acirrar ainda mais os ânimos, a Procuradoria-Geral do Município orientou a gestão a não pagar o piso salarial nacional.
No meio de todo esse furdunço, está o secretário-interino de Educação de Ilhéus, Sebastião Maciel, que negocia sem poder de decisão pois será ejetado do cargo até o início de fevereiro.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Aluna do Topa comemora 100 anos na sala de aula




Dona Maria Enedina não tem mais a mesma firmeza na mão, nem uma vista muito apurada, mas nada disso impediu que, aos 100 anos de idade, decidisse começar a estudar. Há dois meses, a senhora se matriculou no Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), oferecido pelo Governo do Estado e, pela primeira vez, teve a oportunidade de freqüentar a sala de aula.

“Sempre tive vontade de aprender a ler. Isso era meu sonho, não podia morrer sem saber fazer pelo menos meu nome”, afirmou Dona Maria, enquanto explicava que foi o pai quem a proibiu de ir à escola. “Ele dizia que, lá, eu ia acabar arranjando um namorado, e não me deixava ir, só meus irmãos. Cresci assim, sem ir à escola e, por causa disso, passei muita dificuldade nessa vida”.

Na mesma turma de Dona Enedina, o filho dela, Lourival Rodrigues, que tem 61 anos, também está sendo alfabetizado. Lado a lado, os dois enfrentam as dificuldades de começar depois de tanto tempo. “Quando a gente é menino não quer pensar em escola, só quer diversão, pescar, caçar. Quando chega essa idade é que vai saber o que é uma sala de aula e como ela é importante,” disse Lourival.

Para o resto da turma, que tem média de idade de 40 anos, mãe e filho são exemplos de empenho e dedicação. “Quando ela chegou, me surpreendeu, pela força e pelo desejo de aprender mesmo com essa idade”, contou o colega de sala, José Santana.

A professora Eunice Correia afirmou que Dona Enedina é uma das mais assíduas. “Ela vem todo dia e apesar das dificuldades motoras mostra interesse e participa de tudo”.

Dona Enedina, que nasceu em Itabuna e mora em Ilhéus, é tão querida pelos colegas que ganhou até uma festa de aniversário. A comemoração teve direito a bolo decorado e vela dos 100 anos.

Depois dos parabéns, ela abraçou a todos e, emocionada, recitou um verso em agradecimento. “Viva o dia, viva a noite e viva o meu jardim de flor. Viva todos os alunos e o meu professor”.


PREFEITO AZEVEDO JUNTO COM O POVO NO COMBATE A DENGUE



Neste último final de semana foi realizado mais um mutirão contra a dengue, dessa vez nos bairros Maria Pinheiro, Novo Fonseca, Fonseca, Carlos Silva, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, São Pedro, Novo São Caetano, São Judas, Góes Calmom, Jardim Vitória e Banco Raso, com a participação do prefeito Capitão Azevedo na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, com distribuição de panfletos educativos, sacos de lixo, uso do inseticida em tanques para eliminação de larvas do mosquito, etc.

CHUVAS RÁPIDAS ALAGAM URBIS IV

Moradores da Urbis IV se deparam com a mesma cena toda vez que chove rápido – e forte: ruas alagadas, casas invadidas pelas águas. Do outro lado, nenhuma solução da prefeitura.

Quem mais sofre são aqueles que residem nas áreas mais baixas do bairro, principalmente nas imediações do Grupo Escolar Frederico Smith Lima. Olha só a imagem captada pelo leitor Moacir Lima:

Que rio, que nada: qualquer chuva rápida deixa rua inundada.

TRANSPARÊNCIA: GOVERNO OPTA POR PAREDES DE VIDRO!

.

Paredes agora são de vidro: transparência como meta.

Uma das primeiras medidas do secretário Gilson Nascimento (Administração), no início do ano passado, foi substituir as paredes internas de sua secretaria por vidraças. O mesmo foi feito com o setor de licitações, e vai se estender a outros setores.


Segundo o secretário, além de trabalhar com seriedade e compromisso, é determinação do prefeito tornar o governo o mais transparente possível.


BANCO DO NORDESTE INSCREVE PARA CONCURSO

As inscrições para o concurso público do Banco do Nordeste começaram nesta terça, 25, e vão até o dia 4 de março. A instituição financeira estatal visa preencher cadastro de reserva para analista bancário, analista técnico e especialista técnico. Os salários variam de R$1.431 a R$ 2.476,91, no período de experiência. As provas estão previstas para 11 de abril.

Ana Marcela é a segunda eliminada do BBB 10 Com 40%, estudante perde disputa no paredão triplo com Alex e Angélica


A pernambucana Ana Marcela, de 25 anos, não teve dificuldades em fazer amigos na casa. Comunicativa e de gargalhada marcante, a estudante de direito também se mostrou uma mulher de fibra logo na primeira prova do Big Brother Brasil 10. Integrante da tribo dos Ligados, ela ficou mais de 14 horas caminhando sobre um rolo giratório e foi a penúltima participante a cair na prova de resistência que elegeu o pirmeiro líder da casa, perdendo apenas para a dentista Fernanda (Belos). Nos dias seguintes, reclamou de dores nos pés e passou a primeira festa o tempo inteiro sentada.

Depois de um ano solteira, Ana Marcela se envolveu com um rapaz há pouco tempo e, dizendo-se "apaixonadíssima", evitou contatos mais próximos com os rapazes da casa, embora tenha mantido boa relação com todos. Trocou confissões apimentadas com a amiga Fernanda (um papo altamente sexual), mas não participou do jogo da verdade específico sobre sexo, realizado à beira da piscina.

Foi indicada para o Paredão por um golpe de sorte (ou de azar) do Big Fone. Ao atender o telefonema, a estudante escolheu as sisters Tessália (Cabeças) e Angélica (Coloridos) para usarem um colar vermelho. No dia da votação, ela teria de escolher uma das duas para enviar ao Paredão. Mas foi avisada de que o jogo mudaria caso uma das escolhidas votasse nela. Nesse caso, a emparedada seria a própria Ana Marcela. No domingo da votação, a estudante mandou Tessália para o Paredão. Última jogadora a ser chamada ao Confessionário, Tessália votou em Ana Marcela. A paranaense livrou-se do Paredão trocando de lugar com a pernambucana. O segundo paredão da casa, então, foi formado por Ana Marcela, Alex (indicado pelo líder Cadu) e Angélica (indicada pela casa).


Vocalista do Calcinha Preta é a nova madrinha de bateria da Pérola Negra



Paulinha Abelha nunca desfilou em uma escola de samba.
Ela conheceu a Pérola Negra através de uma fã e amiga.





De "Musa do Forró" a madrinha de bateria da Vila Madalena. A Pérola Negra, que vai homenagear a diversidade cultural brasileira, escolheu uma personalidade do forró para representar o samba de sua escola. Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, assumiu seu posto no início do mês e já encantou a comunidade. "Recebi várias homenagens de todos da escola. Foi um dia espetacular, marcante na minha vida", relembra.

A cantora, que passa a ocupar o posto da atriz Juliana Alves, conheceu a escola através de uma fã e desde então se apaixonou pela agremiação. "Minha amiga e fã da banda, Silmara, me apresentou para o pessoal da escola e surgiu o convite."

É a primeira vez que Paulinha desfila em uma escola de samba. A sergipana, de Simão Dias, não escondeu a emoção no primeiro ensaio que participou, no dia 10 de janeiro. Apesar de estar um pouco nervosa, ela mostrou samba no pé e disse que vai fazer bonito na avenida. "É emoção e nervosismo ao mesmo tempo. O meu coração está a mil e eu estou feliz à beça, Ave Maria."

Saiba mais

As apresentações com o Calcinha Preta continuam pelo país, mas a madrinha da Pérola Negra garantiu que vai participar de todos os ensaios técnicos. "Quando tem ensaio, eu falto nas apresentações." Os integrantes da banda, segundo Paulinha, dão a maior força. "Eles acharam mil e torcem para eu fazer bonito na avenida."

Paulinha garante que sua fantasia está maravilhosa e até brinca com as cores da sua calcinha. "A minha roupa vai ter um sutiã e uma calcinha, que não é preta viu, é dourada", diverte-se. Como boa cantora e dançarina, fôlego para enfrentar o Sambódromo não falta. Só é necessário mexer na alimentação. "Preciso ganhar massa muscular, e por isso como muita batata e clara de ovos."

O Calcinha Preta é uma banda de forró eletrônico formada em Aracaju, em 1996. O grupo ganhou notoriedade nacional em 2009 com a música "Você Não Vale Nada", tema da personagem "Norminha" da novela da TV Globo "Caminho das Índias".